Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
GeralHome

Critérios adotados pelo Estado colocam ABC fora do plano de flexibilização da quarentena

Cidades da região não atendem critérios do Plano São Paulo

Lançado pelo governador João Doria, o Plano São Paulo para reabertura de setores da economia, hoje paralisados por contada da pandemia de coronavírus, deixa o ABC de fora da primeira etapa. Isso porque, em primeiro lugar, a análise de indicadores fornecidos pelo Departamento Regional de Saúde da Região Metropolitana, foi desmembrado da Capital, com isso, as sete cidades não poderão flexibilizar a quarentena a partir de 1º de junho.

Flexibilização

Ao todo são cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).
Toda a Região do ABC está enquadrada no nível vermelho, enquanto São Paulo está no laranja.

Localização

Entretanto, em termos práticos, o Central Plaza Shopping, na avenida Francisco de Mesquita (avenida do Estado) poderá abrir, já o Park Shopping São Caetano (Alameda Terracota), distante a quatro quilômetros terá de permanecer fechado.

INDICADORES
Nenhuma das cidades do ABC se enquadra nos principais critérios para a flexibilização: taxa de isolamento de pelo menos 55%; redução no número de novos casos por 14 dias seguidos e ocupação nos leitos de UTI inferior a 60%.

CONSÓRCIO
Mas, em nota o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC esclarece ter recebido “com profunda surpresa e indignação o comunicado feito pelo Governo do Estado de que a cidade de São Paulo teve uma análise separada da Região Metropolitana”.

Ações

Portanto, a instituição colegiada destaca ainda que “o Departamento Regional de Saúde, responsável por cuidar do planejamento das ações do setor na RMSP, é o mesmo que cuida das diretrizes da Capital”, o posicionamento segue: “O Consórcio, por meio de seus entes, irá se certificar do motivo dessa análise separada e voltará a se reunir na próxima sexta-feira (29)”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo