GeralHome

Critérios adotados pelo Estado colocam ABC fora do plano de flexibilização da quarentena

Cidades da região não atendem critérios do Plano São Paulo

Lançado pelo governador João Doria, o Plano São Paulo para reabertura de setores da economia, hoje paralisados por contada da pandemia de coronavírus, deixa o ABC de fora da primeira etapa. Isso porque, em primeiro lugar, a análise de indicadores fornecidos pelo Departamento Regional de Saúde da Região Metropolitana, foi desmembrado da Capital, com isso, as sete cidades não poderão flexibilizar a quarentena a partir de 1º de junho.

Flexibilização

Ao todo são cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).
Toda a Região do ABC está enquadrada no nível vermelho, enquanto São Paulo está no laranja.

Localização

Entretanto, em termos práticos, o Central Plaza Shopping, na avenida Francisco de Mesquita (avenida do Estado) poderá abrir, já o Park Shopping São Caetano (Alameda Terracota), distante a quatro quilômetros terá de permanecer fechado.

INDICADORES
Nenhuma das cidades do ABC se enquadra nos principais critérios para a flexibilização: taxa de isolamento de pelo menos 55%; redução no número de novos casos por 14 dias seguidos e ocupação nos leitos de UTI inferior a 60%.

CONSÓRCIO
Mas, em nota o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC esclarece ter recebido “com profunda surpresa e indignação o comunicado feito pelo Governo do Estado de que a cidade de São Paulo teve uma análise separada da Região Metropolitana”.

Ações

Portanto, a instituição colegiada destaca ainda que “o Departamento Regional de Saúde, responsável por cuidar do planejamento das ações do setor na RMSP, é o mesmo que cuida das diretrizes da Capital”, o posicionamento segue: “O Consórcio, por meio de seus entes, irá se certificar do motivo dessa análise separada e voltará a se reunir na próxima sexta-feira (29)”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo