Pré-candidatos a prefeito ou vereador já podem captar recursos para a campanha, por meio de financiamento coletivo pela internet. “Os valores só poderão ser utilizados na campanha”, alerta o advogado especialista em Direito Eleitoral Arthur Rollo.
Cadastro
Os pretensos postulantes a cargos públicos só podem contratar empresas de financiamento coletivo que tenham cadastro na Justiça Eleitoral. “O doador só poderá ser pessoa física e oferecer, por meio de depósito identificado ou cartão de crédito, 10% do valor limite de isenção do imposto de renda”.
As empresas de captação já estão cientes dos procedimentos e devem orientar os doadores. A ideia é fechar o cerco para doações ilícitas, como o “caixa 2”. “O TSE e as empresas criaram amarras para não permitirem doações irregulares”, diz Dr. Rollo.
ADIAMENTO
Enquanto propensos candidatos buscam recursos, em Brasília há uma celeuma sobre adiar ou não as eleições de outubro. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), declarou existir “unanimidade” entre os líderes partidários para adiar as eleições municipais, sem, contudo, prorrogar os mandatos.
DEBATE
Rodrigo Maia ainda destacou que o presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM) criará um grupo para debater a proposta.
RADAR
“Conversava muito com o prefeito Tortorello (Luiz Olinto), ele nunca colocou radar em São Caetano, ele não achava justo com o munícipe, afinal sabemos que a maioria é para arrecadar, e com várias pegadinhas”, diz Jayme Tortorello, irmão do finado prefeito.
MAS…
Pode não ter colocado radar, mas colocou José Auricchio Júnior (PSDB), prefeito cassado, na condução do Palácio da Cerâmica…
ÚNICO
O ex-vereador Ailton Lima avança nas negociações partidárias. Amigos dizem que a falta de recursos na próxima eleição pode equilibrar o jogo em Santo André.
UNIÃO
O ex-deputado federal Wagner Rubinelli (PTB), fechou a dobrada com o Republicanos e a professora Eliane Vileide será a vice.
FRASE
“Tem muita gente falando que é da oposição, mas eu fui o único a protocolizar o pedido de impeachment contra o Auricchio”
do advogado Walter Estevam Junior , pré-candidato a prefeito pelo Republicanos de São Caetano