EconomiaGeral

Prorrogação do Simples Nacional não é bom negócio para o empresário

Imposto com o vencimento hoje não será prorrogado. Alteração do vencimento de abril para outubro e meses seguintes não beneficia empresários, isso porque, o faturamento das empresas em fevereiro foi normal e o tributo alto o que não acontecerá nos próximos meses

Simples Nacional tem pagamento de tributos prorrogado para outubro

Por conta da pandemia da Covid-19 (coronavírus) e medidas para conter o avanço da doença, o setor empresarial, nas mais diversas áreas de atuação, sofreu o impacto e faturou menos. Para tentar dar um “alívio” nas contas, o Governo Federal publicou no dia 18, no DOU (Diário Oficial da União), a resolução nº 152 com a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos federais do Simples Nacional.

ECONOMIA

A olho nu, a medida parece dar um estímulo à economia, mas de acordo com Ulisses Celso Garcia Gonçalves, empresário da área contábil, presidente da AESCON Grande ABC e delegado do CRC, a história é outra: “a prorrogação não refrescou nada”, afirma ao complementar: “a prorrogação tem como base o pagamento do mês de março. O faturamento das empresas neste mês foi baixo e, consequentemente, o imposto arrecadado e a ser pago é menor, o que não vale de nada. A prorrogação deveria ter como data-base o faturamento de fevereiro, ou seja, tributo bem maior”.

Tributos

Segundo Ulisses, outro ponto merece atenção. “Estados e municípios ainda não se manifestaram quanto aos tributos, a medida vale apenas para impostos federais”.

Prazos

Para fechar a entrevista ao REPÓRTER, Ulisses Celso Garcia Gonçalves destaca que deveria ocorrer a postergação das “obrigações acessórias”. Com empresas fechadas, quem não entregar documentações dentro do prazo fica sujeito a multa, que pode variar de R$ 500 a R$ 5.000.

Mostrar Mais

Um Comentário

  1. Ouvi dizer que teremos uma ajuda de custo, no valor de 200,00 reais do governo!! Estou parada sem vender nada!!
    Como devo fazer para receber essa ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo