AtualidadesSaudeSaúde

Coronavírus: Saiba como se proteger dessa ameaça!

Veja aqui as principais informações sobre esse novo vírus!

Atualmente, o mundo está passando por um período de pandemia global com o surto do Coronavírus (COVID-19). Portanto, fique atento às informações mais recentes sobre o surto do novo Coronavírus, disponíveis logo abaixo, baseada nas recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além das próprias informações que o governo vêm publicando em seus portais nas últimas semanas.

O COVID-19 ainda está afetando diversas áreas ao redor do mundo, inclusive, disponibilizamos aqui no ABCRepórter, um mapa criado pela Microsoft, o qual mostra, em tempo real, os números de casos em diversos países.

O que é o novo Coronavírus?

O Coronavírus é uma família de vírus que é capaz de causar diversas doenças, tanto em animais quanto em humanos. Até o momento, sabe-se que a grande maioria dos Coronavírus causam infecções respiratórias e por fim, acabam variando de um típico resfriado comum, até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Recentemente, foi descoberto o vírus causador da doença COVID-19.

O que é o COVID-19?

De forma geral, o COVID-19 é uma doença infecciosa que eram desconhecidos, até o início do surto em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. O principal meio de transmissão do novo COVID-19 são as pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa que possui o vírus tosse ou exala o mesmo. Tais gotículas pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa, no entanto, o contágio se dá ao fato de outras pessoas pegarem ou tocarem esses objetos ou superfícies e depois tocando em seus olhos, nariz ou boca.

O contágio também é realizado ao respirar as gotículas de uma pessoa com o novo Coronavírus, por exemplo, por meio da tosse. Portanto, a recomendação é ficar a mais de 1 metro e meio de uma pessoa doente.

Principais Sintomas do novo Coronavírus

De acordo com a OMS, os mais comuns sintomas do novo COVID-19 são:

  • Febre,
  • Cansaço,
  • Tosse seca.

No entanto, alguns pacientes também podem experienciar outros sintomas, tais como:

  • Congestão nasal,
  • Corrimento nasal,
  • Dor de garganta,
  • Diarréia.

Os sintomas citados acima são geralmente leves e começam de forma gradual. Há ainda pessoas que são de fato infectadas, porém não desenvolvem sintomas e também não se sentem mal, mesmo carregando o vírus em seu organismo.

Vale dizer que, uma grande maioria de pessoas, cerca de 80%, se recuperam da doença ocasionada pelo novo Coronavírus, até mesmo sem precisar de um tratamento especial. Apenas 1 em cada 6 pessoas que são infectadas ficam gravemente doentes, os quais desenvolvem grandes dificuldades para respirar.

Até o momento, os denominados “grupo de risco” são formados por pessoas idosas, crianças até 2 anos, gestantes e aquelas que possum algum problema médico subjacentes. Por exemplo, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes. Esses grupos possuem uma maior pré-disposição para desenvolver doenças graves a partir do novo COVID-19.

Principais recomendações para combater o novo Coronavírus

Separamos algumas dicas que irão auxiliar no combate ao novo COVID-19, todas são recomendadas pela OMS.

  • Lave as mãos frequentemente

Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão.

  • Manter o distanciamento social

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

  • Evite tocar olhos, nariz e boca

As mãos tocam muitas superfícies e podem contrair o vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus entrará no seu corpo e deixá-lo doente.

  • Pratique a higiene respiratória

Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor tenham uma boa higiene respiratória. Ou seja, isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado ao tossir ou espirrar.

  • Possui febre, tosse e dificuldade em respirar? Procure atendimento médico!

Caso não se sinta bem, fique em casa. Caso possua febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência.

Mantenha-se informado e siga as recomendações do seu médico

Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos sobre o COVID-19. Siga as recomendações do seu médico, da sua autoridade nacional e local de saúde pública ou do seu empregador sobre como proteger a si e aos outros do COVID-19.

Veja também sobre os primeiros casos confirmados do Coronavírus no ABC Paulista.

Fonte: Organização Mundial da Saúde – OMS (https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public)

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo