HomePolítica

“ABC ganha duas linhas de Metrô e um BRT”, afirma Orlando

ABC terá segundo sistema mais moderno do mundo para Transporte Rápido por Ônibus

Conforme antecipado na coluna O canto do Joca, em 26 de junho, o ABC terá o BRT (Bus Rapid Transit, traduzindo, Transporte Rápido por Ônibus), no lugar do monotrilho. Mas não será só isso. Já na quarta-feira (10/7), a Linha 10-Turquesa da CPTM terá novos trens, com padrão Metrô; será construída a Estação Pirelli; e em cerca de quatro ou cinco anos a região terá de fato uma linha de metrô, ligando o Rudge Ramos à Lapa.

Os anúncios foram feitos pelo governador João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, ao lado do vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, do secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, do secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, e dos prefeitos Paulo Serra (Santo André), Orlando Morando (São Bernardo) e José Auricchio Júnior (São Caetano).

Doria justificou a mudança com a explicação de que o monotrilho exigiria investimentos de R$ 6 bilhões; enquanto o BRT “atenderá a mesma demanda ao custo de R$ 680 milhões”.

O projeto do BRT será apresentado em detalhes no Consórcio Intermunicipal do ABC, em 6 de agosto.
Há outros modelos de BRT implantados no Brasil, como Curitiba, mais antigo, Brasília e Rio de Janeiro, mas, segundo apurou a reportagem, o modal a ser apresentado no projeto ainda em elaboração prevê o segundo sistema mais moderno do mundo, só em funcionamento na França. Ele deve ser 100% elétrico, com grande ganho de qualidade ambiental; ao contrário dos instalados em outras cidades, movidos a diesel.

O prazo para o início de funcionamento do BRT no ABC está previsto para 18 meses a contar do primeiro dia de trabalho nas obras.

Morando

É importante lembrar que da assinatura da Linha-18 para a realidade muita coisa mudou, principalmente, a situação econômica do País. Precisamos resgatar o porquê não foi iniciada, detalhando que no início do governo Dilma (em 2014) existiam financiamentos do BNDES que não vieram. Hoje, tem apenas um contrato, sem condições de execução. O atual governo do Estado teve rapidez para solucionar os problemas de locomoção. A linha-20 é um ganho, porque vai nascer em São Bernardo. Hoje, saímos daqui com duas linhas de metrô e um BRT”, comentou o prefeito Orlando Morando.

Mostrar Mais

Um Comentário

  1. Na matéria, quando lemos “Linha 10-Turquesa da CPTM terá novos trens, com padrão Metrô”, dá-nos a impressão de que trens novos serão colocados na linha. Ledo engano, os novos trens já são utilizados ha 10 anos em outra linha da CPTM. Mais uma enganação do Governador Riquinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo