Artigo

Você se importa com o próximo?

Turibio Liberatto

“Quando o assunto em discussão é a fome, infelizmente, os números são estarrecedores. Há três anos consecutivos ela não para de aumentar no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Já são mais de 800 milhões de pessoas sem alimentos para permanecerem nutridas, segundo o último relatório global da organização das nações unidas para a alimentação e a agricultura (FAO), publicado em setembro do ano passado.

Isso significa que uma em cada nove pessoas está subalimentada. Um outro dado mais recente, apresentado em abril, mostrou que a insegurança alimentar aguda; ainda mais grave e assustadora, pois significa que a vida da pessoa está em risco por falta de alimento adequado; já atinge cerca de 113 milhões em 53 países, segundo dados divulgados também pela FAO; em conjunto com o programa mundial de alimentos (PMA) e a União Europeia.

Fome Extrema

O termo insegurança alimentar aguda, destaco aqui, é uma definição pomposa para fome extrema; algo que de pomposa não tem nada. Quase dois terços das pessoas que enfrentam a fome aguda estão em apenas oito países: Etiópia; Nigéria, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Síria, Iemem e Afeganistão.

Afinal, a maior parte da população que sofre com a fome vive em países ou territórios afetados por conflitos e guerras. Os eventos climáticos são a segunda maior causa. Entre os mais recentes está o ciclone Idai, que atingiu Moçambique, Zimbábue e Malaui e deixou mais de 700 mortos.

Só em Moçambique onde um surto de cólera apareceu depois do ciclone cerca de 1,8 milhões de pessoas precisam de ajuda urgente; mesmo recebendo a colaboração do Exército Brasileiro, a vida lá não está fácil. O fato é, que são muitos os números e é pouca a comida.

Quantos são os que se importam com a fome no mundo ? Quantos estão focados em suas próprias vidas de forma egoísta e deixam de lado o cuidado e a atenção ao próximo ? Nem todos se importam com a dor do outro. Como as pessoas vão amar o seu semelhante, se não amam nem respeitam a si próprio?”

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo