Cristófaro perde e recupera mandato no mesmo dia

A Câmara Municipal de São Paulo, em cumprimento a decisão da Justiça Eleitoral, determinou ontem a extinção do mandato do vereador Camilo Cristófaro (PSB). Thammy Miranda (PP) assumiria o cargo em vacância.

Afinal, em dezembro passado, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo manteve por unanimidade a cassação do mandato de Cristófaro. Na ocasião, ele recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que manteve a decisão.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, parte do dinheiro usado na campanha do vereador teve origem ilícita – R$ 6 mil, cerca de 14% do total declarado ao Tribunal Regional Eleitoral.

Cristófaro entrou com ação cautelar no Tribunal Superior Eleitoral e conseguiu liminar favorável na noite de ontem. “Defiro o pedido liminar requerido, para conferir efeito suspensivo ao recurso interposto até o seu julgamento por este Tribunal”, conforme assina o ministro Edson Fachin.

Decisão

Além disso, a sentença aponta que o vereador recebeu dinheiro de Ana Maria Comparini Silva, também doadora da campanha de José Auricchio Júnior (PSDB) para prefeito na qual sagrou-se vencedor. O tucano teria recebido doação aproximada de R$ 300 mil.

Decisão da Justiça Eleitoral – Arquivo
Sair da versão mobile