Artigo

“Terra Inabitável: Vida Após o Aquecimento”

Horácio A. Pires

Primeiramente eu quero parabenizar o Jornal ABC Repórter pelo espaço que sempre dedicou às questões do Meio Ambiente, Ecologia e Sustentabilidade. Eu considero esta contribuição um importante ato de Educação Ambiental, que sensibiliza e conscientiza a população. O título acima não é de nenhum filme de ficção científica.

É do livro “The Uninhabitable Earth: Life After Warming”, do jornalista David Wallace-Wells; lançado no mês passado nos EUA; dois anos após o polêmico ensaio com o mesmo título escrito por David, publicado no New York Magazine. A polêmica é a “verdade (mais que) inconveniente” – parafraseando o livro de Al Gore de 2006.

O autor nos apresenta dados sobre o Aquecimento Global e o conceito de “worst-case scenario” para o gerenciamento de riscos. Para muitos, o autor assusta as pessoas como estratégia para chamar a atenção sobre o tema: o quase fim da vida no planeta. Ele rebate dizendo “não me parece plausível que haja mais risco de assustar as pessoas do que de não assustá-las o suficiente…”. Concordo!

As consequências do aumento da temperatura no planeta, devido às mudanças climáticas são piores do que pensamos. Movimentos imigratórios, epidemias, refugiados ambientais, escassez de alimentos, água e outros recursos naturais com o aumento da temperatura em 2°C.

Sugiro, e principalmente a todos os políticos, que leiam o livro. O fato é que temos de agir agora para evitar o aquecimento global. Uma nova revolução já começou desapercebidamente. Sem armas letais. Sem terrorismo nem guerrilhas.

Uma revolução com políticas públicas de prevenção, adaptação e mudança de estilo de vida, mas precisamos da adesão de toda a população.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo