Há compromisso de Serra para negociar dívida do Semasa com Sabesp

Fontes credenciadas da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), empresa de economia mista que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico em território paulista, garantem que já há compromisso firmado pelo prefeito Paulo Serra com a direção da companhia no sentido de negociar parte das operações de água e esgoto em Santo André, como negociação da dívida de cerca de R$ 3,4 bilhões que o município tem.

Junho

Paulo Serra concedeu entrevistas no fim de semana e disse que o “problema estará resolvido até junho”. A informação reforça os comentários obtidos de pessoas com influência junto ao comando da Sabesp, durante a semana passada.

Financiamento

Pode ser um simples parcelamento da dívida em 40 anos, pode ser uma redução da dívida, com uma parceria entre Sabesp e Semasa, tendo a Sabesp sócia da operação ou pode ser uma concessão para a operação de água e esgoto. Tudo isso está sendo avaliado”, afirmou o prefeito.

Solução

Paulo Serra promete resolver a questão da dívida ainda no primeiro semestre deste ano. “Haverá uma solução definitiva. Faz 20 anos que o Semasa está sem investimentos”, disse prefeito.

Massa falida

Em vários contatos, o chefe do Executivo andreense disse que “o Semasa é uma massa falida desde a época do prefeito Celso Daniel que passou a dar calote na Sabesp”.

Investimentos

Ao ser questionado sobre se a dívida tem relação direta com a falta de água na cidade, o prefeito negou, mas destacou que os débitos causam a falta de capacidade de investimentos para distribuir água com qualidade. “A gente perde 40% da água enviada pela Sabesp, porque a rede é muito antiga”, concluiu Paulo Serra.

Furo n’água

Em meio ao debate intenso sobre a situação do Semasa, vê-se muitos pré-candidatos a prefeito colocando na rua seus “caminhões de coleta”, mas de possíveis votos nas eleições de 2020.

Lima

Ex-vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Ailton Lima antecipou-se e lançou a pré-candidatura pelo PSD. Provocou reação imediata de Paulo Serra, que deve, obviamente, ser candidato à reeleição.

Bonome

Também o ex-supersecretário do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) e homem forte de Paulo Pinheiro em São Caetano do Sul, Nilson Bonome, anunciou o retorno ao domicílio eleitoral andreense e botou o bloco na rua, para não perder a época de folia.

Mais nomes

A ex-primeira-dama andreense Denise Ravin e o médico Leo Khan são outros postulantes. E o coordenador do MBL no ABC, Márcio Colombo, já admitiu que pretende disputar o comando do Paço em 2020.

Disputa

Já no PT, que desde 1982 disputa pra valer o comando da Prefeitura de Santo André (e ganhou cinco das nove, em 1988, 1996, 2000, 2004 e 2012, ficando em segundo lugar em 1982, 1992, 2008 e 2016), a disputa agora é entre apoiadores do vereador Eduardo Leite e do ex-prefeito João Avamileno. Líderes antigos veem poucas chances desta vez.

Sair da versão mobile