AtualidadesHomeO Canto do Joca

Há compromisso de Serra para negociar dívida do Semasa com Sabesp

Fontes credenciadas da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), empresa de economia mista que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico em território paulista, garantem que já há compromisso firmado pelo prefeito Paulo Serra com a direção da companhia no sentido de negociar parte das operações de água e esgoto em Santo André, como negociação da dívida de cerca de R$ 3,4 bilhões que o município tem.

Junho

Paulo Serra concedeu entrevistas no fim de semana e disse que o “problema estará resolvido até junho”. A informação reforça os comentários obtidos de pessoas com influência junto ao comando da Sabesp, durante a semana passada.

Financiamento

Pode ser um simples parcelamento da dívida em 40 anos, pode ser uma redução da dívida, com uma parceria entre Sabesp e Semasa, tendo a Sabesp sócia da operação ou pode ser uma concessão para a operação de água e esgoto. Tudo isso está sendo avaliado”, afirmou o prefeito.

Solução

Paulo Serra promete resolver a questão da dívida ainda no primeiro semestre deste ano. “Haverá uma solução definitiva. Faz 20 anos que o Semasa está sem investimentos”, disse prefeito.

Massa falida

Em vários contatos, o chefe do Executivo andreense disse que “o Semasa é uma massa falida desde a época do prefeito Celso Daniel que passou a dar calote na Sabesp”.

Investimentos

Ao ser questionado sobre se a dívida tem relação direta com a falta de água na cidade, o prefeito negou, mas destacou que os débitos causam a falta de capacidade de investimentos para distribuir água com qualidade. “A gente perde 40% da água enviada pela Sabesp, porque a rede é muito antiga”, concluiu Paulo Serra.

Furo n’água

Em meio ao debate intenso sobre a situação do Semasa, vê-se muitos pré-candidatos a prefeito colocando na rua seus “caminhões de coleta”, mas de possíveis votos nas eleições de 2020.

Lima

Ex-vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Ailton Lima antecipou-se e lançou a pré-candidatura pelo PSD. Provocou reação imediata de Paulo Serra, que deve, obviamente, ser candidato à reeleição.

Bonome

Também o ex-supersecretário do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) e homem forte de Paulo Pinheiro em São Caetano do Sul, Nilson Bonome, anunciou o retorno ao domicílio eleitoral andreense e botou o bloco na rua, para não perder a época de folia.

Mais nomes

A ex-primeira-dama andreense Denise Ravin e o médico Leo Khan são outros postulantes. E o coordenador do MBL no ABC, Márcio Colombo, já admitiu que pretende disputar o comando do Paço em 2020.

Disputa

Já no PT, que desde 1982 disputa pra valer o comando da Prefeitura de Santo André (e ganhou cinco das nove, em 1988, 1996, 2000, 2004 e 2012, ficando em segundo lugar em 1982, 1992, 2008 e 2016), a disputa agora é entre apoiadores do vereador Eduardo Leite e do ex-prefeito João Avamileno. Líderes antigos veem poucas chances desta vez.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo