Gestores que se cuidem: vem aí a Lava Jato da Educação, diz Bolsonaro
Joaquim Alessi
Fontes com livre trânsito junto aos altos escalões de Brasília (Executivo, Legislativo e Judiciário) haviam confidenciado a este colunista no início da tarde de ontem (mais precisamente às 13h42) que prefeitos e secretários de Educação de todo o País estão na mira do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e de outros integrantes do primeiro escalão, por desvios na área.
Diário oficial
A princípio, começamos a apurar, antes de publicar qualquer coisa. Eis que exatamente às 16h46 o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, escreveu, afinal, no Diário Oficial, ops, no Twitter, o seguinte decreto, que transcrevemos na íntegra como foi publicado: “Muito além de investir, devemos garantir que investimentos sejam bem aplicados e gerem resultados. Partindo dessa determinação, o Ministro Professor @ricardovelez (ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues) apurou vários indícios de corrupção no âmbito do MEC em gestões passadas. Daremos início à Lava Jato da Educação!”
É só o começo
Conforme o presidente: “Um acordo formal para dar início aos trabalhos foi feito em reunião entre o Professor Velez e os Ministros Sergio Moro (Justiça), Wagner Rosário (CGU) e André Mendonça (AGU), com a presença do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. É apenas o primeiro passo!”
#Graças
Confissão de Donisete Braga, ex-prefeito de Mauá, a um amigo: “Minha mãe agradece a Deus todos os dias por não ter sido o reeleito, pois não se sabe onde eu estaria hoje”.
Desaposentou
Quem achou que o ex-deputado federal dos aposentados Arnaldo Faria de Sá tinha também se aposentado da política enganou-se profundamente. Em suma, ele foi nomeado pelo prefeito da Capital, Bruno Covas, como subprefeito do Jabaquara.
Força
E já que o tema é aposentadoria, a Força Sindical divulgou nota no início da noite de ontem para reafirmar sua “posição contrária a qualquer proposta de reforma que fragilize, desmonte ou reduza o papel da Previdência Social Pública. Lutamos por uma Previdência universal e sem privilégios.”
Capacitação
Presidido pelo ex-deputado estadual Antonio Roque Citadini, o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) encerrou, na noite de quinta-feira (14/2), as atividades da vigésima terceira edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização – evento voltado a capacitar os servidores do quadro pessoal que atuam na fiscalização dos municípios e do Estado.
Mitos na Saúde
Além disso, o professor titular e reitor do Centro Universitário Saúde ABC, Dr. David Everson Uip, ex-secretário de Saúde do Estado, estará na Jovem Pan segunda-feira (18), a fim de participar do fórum “Mitos & Fatos”, com temática sobre a Saúde. Será das 8h às 13h e contará com três painéis temáticos: “Imortalidade: é possível chegar ao homo Deus?”, “Prevenção: os avanços em áreas críticas” e “Estamos matando o futuro?”.
Conflito
Enfim, entre os objetivos está a discussão do conflito entre os grandes avanços da Medicina e as dificuldades em tornar o acesso à saúde universal e igualitário. Dr. David Uip, portanto, integrará o segundo painel, às 11h, sobre “Prevenção: os avanços em áreas críticas”, que abordará a sobrecarga do Sistema Único de Saúde, que atende mais de 150 milhões de pessoas.