Artigo

Portal da transparência

Luís Ricardo Vasques Davanzo

As redes sociais foram tomadas pela hashtag “voto aberto”. O brasileiro estava focado nas votações da Câmara dos Deputados e do Senado, não se falava em outra coisa, os olhares estavam – e ainda estão – voltados para o cenário político. Percebe-se que a cada ano a população se interessa mais por informações e menos pelo pão e circo, se bem que, é tanto tumulto que chega a ser motivo de piada.

De qualquer maneira, o voto fechado venceu, com base no regimento interno da casa. Além do voto aberto, em 2019 repercutiu na mídia o decreto que ampliou o rol de servidores que poderão classificar documentos e informações do governo como sigilosos -secreto ou ultra secreto- , alterando a Lei de acesso à informação.

Portanto a transparência e o direito a informação estão em “alta”, uma vez que os cidadãos estão cada vez mais inteirados, atentos e participativos para estas questões, não há democracia sem a participação popular, e para que isso ocorra, é necessário que os órgãos fomentem tais direitos.

Nesta lógica, a atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo, cumpriu com a sua promessa de campanha e inaugurou o Portal da Transparência, cuja a finalidade é tornar públicas todas as contas e demonstrações contábeis e financeiras da entidade, o que permitirá o acompanhamento das arrecadações, gastos, repasses estatutários, bem como do gerenciamento e utilização dos recursos financeiros.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo