GeralHomeSanto AndréSaúde

CHM de SA faz a primeira cirurgia para tratamento de epilepsia

A primeira cirurgia para tratamento de epilepsia na história do CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André foi realizada ontem pela equipe do neurocirurgião responsável, Dr. Rafael Jia Basilio.

O paciente, de 57 anos, atendido no Ambulatório da Medicina ABC pelo Dr. Rudá Alessi, “apresenta epilepsia desde o começo da vida adulta, com crises semanais, apesar do uso de três medicações”, conforme o especialista. Que acrescenta: “A epilepsia era causada por condição conhecida como esclerose hipocampal, a principal causa de epilepsia refratária no adulto.”

Conforme o médico, a epilepsia é “condição neurológica caracterizada por crises epilépticas não provocadas, podendo ser acompanhada de comorbidades psiquiátricas e cognitivas em até 30% dos casos. É muito comum, atingindo até 1% da população”. A maior parte dos pacientes controla a condição com medicações, mas até 1/3 continuam a apresentar crises, apesar das medicações.

Esses casos, conhecidos como refratários, têm indicação para investigação quanto à possibilidade de tratamento cirúrgico. A cirurgia é utilizada desde o século XIX, e, bem indicada, pode controlar a crise em até 70% dos pacientes.

Cirurgia para epilepsia já é realizada no Hospital Mário Covas desde 2014, mas com pequeno número de cirurgias e sem capacidade de suprir a demanda da região.

Para que a cirurgia de ontem fosse possível, foi necessária a união de esforços do ambulatório de epilepsia da FMABC e do serviço de Neurocirurgia do CHMSA.

A Medicina ABC e o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas busca voluntários para pesquisa sobre a memória. Detalhes na arte abaixo.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo