CidadesSanto André

Cidade do interior de São Paulo implanta projeto inspirado no Moeda Verde

  O exemplo do projeto Moeda Verde, implantado em 2017 em Santo André, começa a dar frutos em outras cidades. Nesta semana, a Prefeitura de Amparo, cidade do interior paulista com 70 mil habitantes, na região de Campinas, iniciou o projeto ViaVerde, inspirado na experiência andreense, que troca resíduos secos por alimentos hortifrúti. Objetivo
Um dos principais objetivos do ViaVerde é reduzir o volume de resíduos gerados em Amparo que seguem para o Aterro Sanitário. “Aqui temos 60 toneladas de lixo por dia. Se conseguirmos reduzir este volume vamos economizar recursos, porque pagamos R$ 170 por tonelada aterrada”, explicou José Scabora, diretor de Infraestrutura e Serviços Públicos de Amparo. 
“O Moeda Verde é um programa inspirador e que deve ser multiplicado em outras cidades do País. A troca de recicláveis por itens de hortifrúti garante alimentos saudáveis, enriquecendo nutricionalmente a cesta básica de muitas famílias. A medida confere ainda dignidade, qualidade de vida e, de quebra, consciência ambiental, a partir da cultura de reaproveitamento de insumos e do combate ao descarte irregular de lixo, problemas que impactam outras áreas da cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo