Doginho: o queridinho dos anos 70
Devido a pressa com o projeto, no lançamento apresentou vários problemas de qualidade. Com o tempo, a mecânica foi melhorada e os defeitos corrigidos, novas versões foram lançadas, o motor ganhou novo carburador e houve aumento de potência para 82 cv. Este pacote de melhorias foi apresentado ao público pela Chrysler do Brasil em 75 no lançamento da linha 76, quando então foi atribuído o nome Polara (então utilizado até o encerramento da produção). Ainda no Salão do Automóvel de 1975, a Chrysler do Brasil apresentou um conceito de uma versão perua do Dodge 1800 4 portas, mas que não entrou em produção devido razões econômicas. Em 1976 a Chrysler do Brasil e o CTA (Centro Tecnico Espacial) apresentaram o primeiro protótipo de motor movido a álcool, montado em um Dodge Polara. Em 1977 foi eleito Carro do Ano pela Revista Autoesporte. Em 1978 o Dodge 1800 Polara ganhou nova frente com dois grandes blocos ópticos quadrados, novas lanternas traseiras e o brasão de Leão presente na grade frontal. Em 1979 o Dodge 1800 Polara passou a ofertar transmissão automática opcional ao câmbio manual de 4 marchas. Nesse mesmo ano a Volkswagen adquiriu o controle da Chrysler no Brasil. Em 1980 a Chrysler do Brasil então lançou a última versão do Dodge 1800 Polara intitulada GLS. A versão GLS (que é a ilustrada na foto deste artigo) era uma variante esportiva equipada com diversos avanços tecnológicos para a época como carburador miniprogressivo de corpo duplo, sistema de ventilação com aquecedor, rádio toca-fitas, antena elétrica e pneus radiais, entre outros mimos. A partir de 1981 a Volkswagen encerrou a produção dos Dodge Polara, Dart, Charger, deixando em produção somente os caminhões de projeto Dodge. Dessa forma a fabricação de automóveis da linha Dodge no Brasil foi encerrada em 1981 e a fabricação dos caminhões Dodge no Brasil foi encerrada entre 1983 e 1984, com o início da produção dos caminhões Volkswagen. Encerrou, mas deixou saudades para muitos admiradores da marca como é o caso do nosso amigo Fabio Bergamo que possui um modelo ano 1979 GL na côr marrom sumatra. O Fabio comprou o carro em agosto de 2016 do segundo dono. O carro, é claro, foi completamente restaurado de ponta à ponta, apesar de apresentar bom estado de conservação e, principalmente, por nunca ter sofrido qualquer tipo de colisão ou batida. O carro conseguiu placa preta com facilidade, pois está 100% original de fabrica, caso raro hoje em dia principalmente se tratando de um legítimo Dodge Polara.