O Canto do Joca

Desembargador decreta a prisão preventiva do prefeito Atila

  “Homologo a prisão em flagrante de Atila César Monteiro Jacomussi e converto-a em prisão preventiva… espeça-se o mandato de prisão em desfavor de Atila Monteiro Jacomussi”. Dessa forma o desembargador federal Mauricio Kato, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região, de São Paulo), encerra o auto assinado ontem à noite, que transformou a prisão temporária do prefeito de Mauá em prisão preventiva. Sobre o secretário municipal de Governo e Transporte, João Eduardo Gaspar (PCdoB), o magistrado assinala: “Manifeste-se a Procuradoria Regional da República acerca da reunião do flagrante do Prefeito… e do Secretário João Eduardo Gaspar, nesta Corte Regional”.
 
Complicado
A decisão complica a vida do chefe do Executivo, pois a prisão preventiva não tem prazo de duração. Atila e Gaspar foram detidos na quarta-feira por suspeita de lavagem de dinheiro. A Polícia Federal encontrou R$ 85 mil em espécie na casa do chefe do Executivo, e R$ 588.417,00 com o auxiliar. Eles foram pegos na Operação Prato Feito, que investiga esquema de desvios e fraudes em contratos de merenda e de material escolares.
 Alaíde
Como a cidade não pode ficar sem o chefe do Executivo, tudo indica que a Câmara Municipal deverá empossar a vice, Alaíde Damo, mulher do ex-prefeito Leonel Damo e mãe da ex-deputada estadual e hoje secretária municipal de Assuntos Institucionais, Vanessa Damo. 
 Habeas Corpus
A defesa de Atila, disse a assessoria, impetrará habeas corpus perante o STJ (Superior Tribunal de Justiça), “visto que a decisão carece de motivação válida, argumentos idôneos e necessidade.” 
 Lixo
O presidente do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Mauá, Fernando Ramos, o Mestre Del, e o secretário-geral da executiva municipal, Tiago Nascimento, revelaram ontem, em participação no programa 30 Minutos, que tiveram orientação do advogado e ex-vereador Horácio Neto, líder do partido em São Caetano, para preparar o projeto de lei de iniciativa popular que pretendem protocolar na Câmara Municipal com o objetivo de derrubar a cobrança casada da taxa de lixo com a conta de água no município.
 Assinaturas
Os socialistas disseram ser necessárias 16 mil assinaturas para tornar possível protocolar o projeto no Legislativo. “Já estamos bem perto, mas vamos intensificar a busca por mais adesões porque quanto mais moradores endossando o projeto é melhor”, disse Mestre Del.
 
Maninho e Filho
O ex-vereador de Diadema e candidato a prefeito derrotado em 2016, Eduardo Marinho, o Maninho (PT), e seu filho, Leandro Marinho, tiveram prisão preventiva decretada pela juíza Débora Faitarone, da 1ª Vara do Júri de São Paulo. A dupla é  investigada e acusada de tentativa de homicídio duplamente qualificado – “por motivo torpe e por dificultar a defesa da vítima” – contra o empresário Carlos Alberto Bettoni.
 Licitação do Busão
Santo André dará a largada até o final deste mês à licitação dos ônibus para atender a população da Vila Luzita. A SATrans, autarquia municipal, gerencia o transporte coletivo, e já tem data para publicar o edital. 
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo