Cidades

Docente da FMABC integra CPI de uso de animais no ensino de graduação

  A cardiologista e professora da disciplina de Propedêutica Médica da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Odete Miranda, integra desde o ano passado a banca técnica da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) que investiga o uso de animais vivos em atividades de ensino nas instituições públicas e privadas do Estado. Há 11 anos a docente participou ativamente do processo que tornou a FMABC a primeira faculdade de Medicina do país a abolir o uso de animais nas aulas de graduação, sem qualquer prejuízo ao ensino. A prática passou a ser permitida somente para pesquisas inéditas e com relevância científica.
A CPI de Maus-Tratos Contra Animais foi formada após veto do então governador Geraldo Alckmin, em 2017, ao projeto de lei 706/2012, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PEN), que pede o fim da utilização de animais vivos como cobaias de ensino nas graduações. O objetivo da comissão é fortalecer a discussão junto a especialistas, ativistas e universidades para derrubar o veto. Entre dezembro e abril, a CPI – presidida por Feliciano Filho e composta por outros oito deputados – ouviu representantes de três universidades estaduais: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que  posicionam-se contrárias.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo