O Canto do Joca

MED ABC sai na frente com Ambulatório de Transição de Epilepsia

  A Neurologia da Faculdade de Medicina do ABC acaba de inovar com a criação inédita em todo o Brasil do Ambulatório de Transição de Epilepsia, iniciativa das Dras. Daniela Bezerra (neuropediatra) e Thaís Rodrigues Barbosa e do Dr. Rudá Alessi (neurologistas clínicos). Autonomia
Segundo o Dr. Rudá Alessi, “como se trata de condição crônica, muitos pacientes deixam de ser crianças, passam à adolescência e tornam-se adultos com a doença”. Por isso, “o objetivo é ajudar os pacientes a assumir gradualmente a responsabilidade sobre seu tratamento, ida às consultas, tomar remédios, etc.”
 Facilitação
O especialista destacou ainda que o trabalho “consiste na união entre o neurologista infantil e o adulto, para tornar a transição de tratamento o mais fácil possível para o paciente”.
 Parceria
A Dra. Daniela destacou a necessidade dessa transição e falou da parceria entre o neuropediatra e o neurologista, da confiança no trabalho, para permitir ao paciente crescer e ter sua vida, trabalhar, casar, ter filhos. “A grande intenção é fazer com que esses indivíduos possam crescer e evoluir em todos os aspectos”.
 Produtivo
Dr. Rudá lembrou que com a evolução dos tratamentos, hoje “a grande maioria dos pacientes com epilepsia tem uma vida totalmente normal,  funcional, produtiva, em todas as áreas, e obviamente vai ter pacientes que vão se destacar muito, e Machado de Assis é um grande exemplo”.
 Mulheres
Já a Dra. Thaís falou do trabalho de avaliar as mulheres portadoras de epilepsia, na questão de relacionamentos, métodos contraceptivos, a necessidade de acompnhamentos durante a gestação; nosso principal objetivo é fornecer orientação às pessoas”.
 Páscoa
Para aproveitar o feriado nada melhor que dar um tempo para a cozinha? A sugestão é aproveitar a variedade de bares e restaurantes no ABC durante a Páscoa, domingo. A data é uma ótima oportunidade para que donos de estabelecimentos especializados em peixes aumentem os lucros, diz o presidente do SEHAL (Sindicato das Empresas de Hotéis, Bares e Restaurantes do Grande ABC), Roberto Moreira, já que o período sugere o cardápio específico.
 Aumento de 15%
A expectativa do setor na região é de que a Semana Santa aumente, no mínimo, 15% o movimento nos restaurantes, especialmente nos especializados em peixes. Moreira lembra que se a tradição seguir como nos anos anteriores, a frequência chega a aumentar até 100%. No período sai de tudo, desde bacalhau, moqueca a caldeirada, mas há também opções por carnes e massas. “A sexta-feira e o domingo costumam ser os melhores dias, inclusive a data fica atrás apenas do Dia das Mães e dos Namorados. Muitas reservas já começam no início desta semana”, comenta o presidente do SEHAL. 
 Divulgação
Como as datas comemorativas são boas para atrair clientes e expandir as vendas nos bares e restaurantes, Moreira sugere algumas dicas aos associados: oferecer ambiente agradável, caprichar na decoração, menu especial, atuar com equipe capacitada e divulgar muito  o seu estabelecimento. “São práticas infalíveis e a primeira impressão é a que fica, caso o cliente ainda não conheça a casa”, diz Moreira.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo