“Ford Landau – luxo, conforto e velocidade”

Em 1968 o Galaxie recebeu retrovisores externos, que até então eram opcionais, pois não era item obrigatório. Neste ano atingiu 13.700 unidades produzidas.
Em 1969, foi lançada a versão LTD do Galaxie, mais luxuosa, com acabamento do painel e das portas melhorado, teto em vinil, ar-condicionado e câmbio automático opcional (hidramático, como chamado na época) opcionais, etc. O LTD foi o primeiro carro brasileiro a ter câmbio automático e o segundo a ter ar-condicionado e foi responsável por popularizar esses itens no País. A versão era equipada com um novo motor, o 292 V8. Este motor era o 272 redimensionado. Com 4,8 litros, rendia 190 hp brutos. Com o 292, o Galaxie 500 de 1970 alcançava 160 km/h e fazia 0–100 km/h em 13 segundos. O LTD, no entanto, era mais lento, devido ao câmbio automático, que ainda privilegiava a maciez e ao peso bem mais alto. Sua velocidade máxima aproximava-se dos 150 km/h e sua aceleração de 0 a 100 km/h era realizada em cerca de 15 segundos. A partir de 70 o motor seria montado em toda a série Galaxie.
Em 1970 surgiu o Galaxie Standard, ou somente Galaxie. Era uma versão de entrada do luxuoso sedã. Não possuía direção hidráulica, relógio e rádio. Também vinha sem a maioria dos frisos, sem as calotas grandes e pneus comuns sem faixa branca. Durante os anos 70 o Galaxie recebeu várias mudanças e ganhou nova motorização.
Para 1980 só eram disponíveis os modelos LTD e Landau. Por causa da crise do petróleo, foi lançada a versão com motor 302 movida a álcool com enorme tanque de 107 litros, que chegou a responder pela maioria das vendas. Neste ano também surge a famosa cor Azul Clássico para o Landau, que dava um toque de classe a mais no carro. Os refletores vermelhos, até então exclusiva dos carros da frota da Ford designados para a sua presidência, refletores nas extremidade das laterais traseiras mudavam e passavam a ser iluminados quando se acendiam as lanternas. Ganhou porta-malas com abertura interna. No mesmo ano, quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil, foi fabricado um modelo especial de Landau apelidado de Landau-Papamóvel, que foi utilizado durante a estada do Papa pelas cidades de São Paulo, Aparecida e Salvador.
Em 1981, as luzes de marcha à ré voltam a ser integradas às lanternas traseiras, desta vez ocupando o lugar aonde até 1980 acendia o terceiro par da meia-luz traseira. Eram adotados também suspensão recalibrada e novas pinças de freio.
No ano de 1982 encerrava-se a produção do LTD. A única versão disponível passou a ser a topo de linha do Ford Landau.
Em 2 de abril de 1983 o Galaxie saiu de linha totalizando 77.850 unidades em16 anos de luxo.
O modelo abordado pela coluna hoje é um Ford Landau ano 1982 comprado pelo colecionador Everton a dois meses e esteve todos esses anos com o primeiro e único dono. Segundo o atual proprietário, o carro estava em excelente estado de conservação sendo que nada precisou ser feito. “Esse sempre foi meu sonho, sempre que via um Landau na rua eu ficava admirando e sonhando…” declarou Everton. Todos finais de semana o Everton sai com a sua “nave”.
Em 1965 a Ford anunciava o lançamento de um moderno carro luxo. O Ford Galaxie, fabricado no Brasil, foi apresentado no V Salão do Automóvel, no ano de 1966. O modelo era baseado no Ford Galaxie 500 sedan americano de 1966. Sua fabricação teve início no ano de 1967. O Galaxie 500 brasileiro era um sonho de consumo da alta sociedade. Tinha um motor V8 Y-Block 272 de 4,5 litros. Ele tinha relativamente pouca potência, mas era uma usina de torque, podendo retomar de 30 km/h na última marcha (o câmbio era de três marchas na coluna) em uma leve subida. Nessa edição “Galaxie 500” contava com 5,33 metros, suspensão e bancos macios.Em 1968 o Galaxie recebeu retrovisores externos, que até então eram opcionais, pois não era item obrigatório. Neste ano atingiu 13.700 unidades produzidas.Em 1969, foi lançada a versão LTD do Galaxie, mais luxuosa, com acabamento do painel e das portas melhorado, teto em vinil, ar-condicionado e câmbio automático opcional (hidramático, como chamado na época) opcionais, etc. O LTD foi o primeiro carro brasileiro a ter câmbio automático e o segundo a ter ar-condicionado e foi responsável por popularizar esses itens no País. A versão era equipada com um novo motor, o 292 V8. Este motor era o 272 redimensionado. Com 4,8 litros, rendia 190 hp brutos. Com o 292, o Galaxie 500 de 1970 alcançava 160 km/h e fazia 0–100 km/h em 13 segundos. O LTD, no entanto, era mais lento, devido ao câmbio automático, que ainda privilegiava a maciez e ao peso bem mais alto. Sua velocidade máxima aproximava-se dos 150 km/h e sua aceleração de 0 a 100 km/h era realizada em cerca de 15 segundos. A partir de 70 o motor seria montado em toda a série Galaxie.Em 1970 surgiu o Galaxie Standard, ou somente Galaxie. Era uma versão de entrada do luxuoso sedã. Não possuía direção hidráulica, relógio e rádio. Também vinha sem a maioria dos frisos, sem as calotas grandes e pneus comuns sem faixa branca. Durante os anos 70 o Galaxie recebeu várias mudanças e ganhou nova motorização. Para 1980 só eram disponíveis os modelos LTD e Landau. Por causa da crise do petróleo, foi lançada a versão com motor 302 movida a álcool com enorme tanque de 107 litros, que chegou a responder pela maioria das vendas. Neste ano também surge a famosa cor Azul Clássico para o Landau, que dava um toque de classe a mais no carro. Os refletores vermelhos, até então exclusiva dos carros da frota da Ford designados para a sua presidência, refletores nas extremidade das laterais traseiras mudavam e passavam a ser iluminados quando se acendiam as lanternas. Ganhou porta-malas com abertura interna. No mesmo ano, quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil, foi fabricado um modelo especial de Landau apelidado de Landau-Papamóvel, que foi utilizado durante a estada do Papa pelas cidades de São Paulo, Aparecida e Salvador.Em 1981, as luzes de marcha à ré voltam a ser integradas às lanternas traseiras, desta vez ocupando o lugar aonde até 1980 acendia o terceiro par da meia-luz traseira. Eram adotados também suspensão recalibrada e novas pinças de freio.No ano de 1982 encerrava-se a produção do LTD. A única versão disponível passou a ser a topo de linha do Ford Landau.Em 2 de abril de 1983 o Galaxie saiu de linha totalizando 77.850 unidades em16 anos de luxo.O modelo abordado pela coluna hoje é um Ford Landau ano 1982 comprado pelo colecionador Everton a dois meses e esteve todos esses anos com o primeiro e único dono. Segundo o atual proprietário, o carro estava em excelente estado de conservação sendo que nada precisou ser feito. “Esse sempre foi meu sonho, sempre que via um Landau na rua eu ficava admirando e sonhando…” declarou Everton. Todos finais de semana o Everton sai com a sua “nave”.

