O canto do Joca

Entre os brasileiros, 57% apoiam a pena de morte, apura o Datafolha

  Aumentou bastante na última década o apoio da população brasileira à pena de morte, revela pesquisa de janeiro do Instituto Datafolha. Segundo o levantamento, 57% das pessoas entrevistadas disseram ser favoráveis à punição fatal; em 2008, 47% tinham opinião idêntica. RECORDEA pesquisa representa o recorde desde que o tema passou a ser questionado pelo Datafolha em 1991. No entanto, empata na margem de erro com o resultado de 1993 e 2007, quando 55% da população se disseram favoráveis à punição.base
A pesquisa ouviu 2.765 brasileiros em 192 municípios em 29 e 30 de novembro de 2017 e apontou 39% contrários à punição. Já 1% se declarou indiferente, e outros 3% não responderam.
 POBRES O apoio à pena de morte é maior entre os brasileiros mais pobres: entre aqueles com renda mensal de até cinco salários mínimos (R$ 4.770), o apoio é de 58%; na faixa dos cinco a 10 salários (R$ 9.540) é de 51%; na parcela mais rica, a porcentagem vai para42%. INEFICAZ O Dr. Carlos Eduardo Rodrigues Bandeira, advogado especialista em Direito Penal, Mestre em Direito Político e Econômico e Consultor em Direito Penal no Theon de Moraes Advocacia Empresarial, observa que embora a maioria da população apoie a pena de morte com a justificativa de que ela seria a solução para os problemas do sistema penal, como as superlotações (atualmente há quase 700 mil internos no País), os gastos públicos e a impunidade, a medida não se mostra eficaz. “Não houve reduçãode presos e crimes em países onde há pena de morte”, sentencia. EXEMPLO Nos estados norte-americanos com pena de morte não se reduziu o número de presos e nem da delinquência. “Os EUA tinham mais de 2 milhões de presos até 2017, seguido da China com mais de 1,5 milhão, outro país com pena capital”, enfatiza.
humildade
O presidente da Câmara Municipal de Santo André, vereador Almir Cicote (PSB), disse ontem no Programa 30 Minutos que “o prefeito Paulo Serra (PSDB) teve sensibilidade, humildade em reconhecer que infelizmente sua equipe técnica cometeu alguns equívocos grandes, do ponto de vista dos valores do IPTU, mas agiu rápido e mandou esse projeto, que fará com que a população pague o IPTU nos valores de 2017 apenas corrigido pela inflação, e a Câmara incluiu emenda para revogar a correção da Planta
Genérica de Valores a partir de janeiro de 2019”. TRANQUILA “Agora, a população pode ficar mais tranquila”, disse. MÁRCIO CIDADÃO Pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Cicote comemorou a aprovação pela Câmara do título de Cidadão Andreense ao vice-governador Márcio França, líder nacional do partido. A sessão solene está marcada para 18 de março.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo