Editorial – Milho pros bodes…

 “Divide et imperia (termo em latim) […]. O conceito significa “Dividir para conquistar ou governar” e foi utilizado por muitos impérios […]. Esta estratégia consiste em que o governante mantenha a desunião entre a população, distribuindo privilégios e fomentando o embate entre os grupos sociais”. (Thiago Tortorello, 06/02/18, sobre a infausta “Taxa do Lixo” imposta em São Caetano). 
Além da balbúrdia acarretada por medidas esdrúxulas fruto mais da inépcia que da má fé, o efeito deletério foi ressuscitar grupelhos totalitários e anárquicos aparentemente sepultados do cenário político da cidade. 
Pior ainda foi fugir ao debate – no mesmo dia 06/02 – ante a impossibilidade de justificar a operação casada que juntou um item VITAL (a água, SEM A QUAL A VIDA É IMPOSSÍVEL) com outro circunstancial (o lixo, com o qual pode-se sobreviver, ainda que a duras penas). A chantagem implícita é: ou pagam o circunstancial como queremos, ou cortaremos o que é vital. 
Medidas tais, parafraseando o jurista Washington de Barros Monteiro, “somente tiranos as fazem, e escravos as obedecem”. Ademais de dividir de modo cáustico a opinião pública, devido à incongruência, fertilizam o terreno para facções alucinadas ressurgirem como “salvadores da pátria”. Para não dizer que abutres somente chafurdam onde há carniça, diríamos que os “J”ênios administrativos deram milho pros bodes…  

Sair da versão mobile