O canto do Joca

Bancada de sustentação pede CPI para apurar IPTU de Paulo Serra

 Requerimento protocolado às 12h42 de ontem na Câmara de Santo André, pede ao presidente, vereador Almir Cicote (PSB), instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) visando à “apuração do aumento abusivo” – texto literal do documento – do IPTU de 2018.QUE SITUAÇÃO
O que chama a atenção é que não se trata de ação da oposição, mas – pasmem! – da própria bancada de sustenção, e as assinaturas são do líder do governo, Pedrinho Botaro, do presidente do Poder Legislativo, Almir Cicote (PSB), de outros tucanos, a exemplo do Professor Minhoca e Edilson Fumassa, além de Marcos Pinchiari (PTB), Lucas Zacarias (PTB) – filho do vice-prefeito e secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Luiz Zacarias, Elian Santana (Solidariedade), Toninho de Jesus (PMN), Zezão (PDT), Tonho Lagoa (PMB), Ronaldo de Castro (PRB), Rodolfo Donetti (PPS) e Dr. Fábio Lopes (PPS).
GRECCO
O vereador Professor Minhoca veiculou vídeo no Face no qual afirma que é “mentira” que só 20% dos carnês tiveram erro. “Tá de brincadeira o pessoal da Secretaria de Finanças”. Ele diz ser a favor de revogar a lei, que, na sua opinião, “80% foram errados”, e diz: “Convido aí a retirada do secretário de Finanças, Grecco”. E conclui: “Secretário de Finanças, aqui você não trabalha mais”.
VALOR DE MERCADO
No texto, os parlamentares afirmam que a propositura “se justifica pelo fato do (sic, o correto é ‘de o’) lançamento do valor venal dos imóveis da cidade de Santo André ser superior ao valor de mercado”.
EXEMPLOS
Os vereadores vão além, e citam três exemplos do que classificam de distorções “para ilustrar a abusividade por parte do Executivo Municipal”.
CORTINA DE FUMAÇA
Há quem aposte que o gesto não passe de cortina de Fumaça (nada a ver com o vereador Fumassa, claro), com o único objetivo de minimizar os efeitos dos votos de aprovação que eles mesmos deram ao projeto, mas para isso não precisava bater tão pesado.
MEDO
A verdade é que os vereadores estão sendo cobrados de forma enérgica  nas ruas, algumas vezes até com ameaças de agressão e xingamentos impublicáveis (que não se pode admitir, claro), e já temem até pelo futuro político diante da grita.
CAIU NAS REDES
A cada momento surge um grupo novo nas redes sociais, e já há mais manifestações convocadas do que sessões no Legislativo, que virou passivo. Só para se ter uma ideia, tem protesto marcado para domingo agora (28) e para o próximo (4/2).
SEM OPOSIÇÃO
Engana-se redondamente, porém, quem tenta atribuir a organização a meros oposicionistas, notadamente o PT. O que se vê nas redes é manifestação de morador e empresário tradicional, antipetista pela própria natureza, que já sofreu na pele e, contra Celso Daniel, lançou o célebre movimento “Votou no PT, tomou no IPTU”.
CRISE
Uma crise institucional como essa só pode ser comparada com a renúncia coletiva de todo o secretariado do ex-prefeito João Avamileno (PT) quando do racha em função da disputa pela candidatura à sua sucessão.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo