O canto do Joca

Gasolina tem preços absurdos, mas a culpa não é dos postos, diz Regran

 “No ABCDMRR (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), temos 390 postos revendedores de combustíveis, responsáveis por 5.000 empregos diretos e outros 8.000 indiretos, no mínimo. Temos participação decisiva na arrecadação do ICMS no Estado de São Paulo. O posto é uma ILHA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À SOCIEDADE. Limpamos o para-brisa, calibramos os pneus, fornecemos estacionamento, oferecemos serviços de lojas de conveniência, padaria, banco 24h, farmácia, lanches, cafezinhos, inclusive vigilância e iluminação pública na maioria das cidades, e a maior parte dos serviços prestados não é cobrada.” Com esse texto, o Regran (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do ABCDMRR) inicia manifesto redigido ontem.PREÇOS
E o manifesto prossegue: “Em julho, a Petrobras mudou a forma de reajuste dos combustíveis (gasolina e diesel), passando a alinhar os preços nacionais segundo a variação do dólar e dos preços do barril de petróleo e seus derivados nos mercados internacionais. Conforme anunciado pelos jornais de todo o país, entre aumento e diminuição, todos em pequenas proporções, de 04 de julho até 09 de novembro de 2017, os preços tiveram 85 variações na gasolina e 87 no diesel, acumulando ALTA DE 27,4% na GASOLINA e 25,8% no DIESEL. Estes aumentos se deram nas REFINARIAS, isto é, na base da estrutura de comercialização de combustíveis.”
NA COMPRA 
Diz ainda: “Vale salientar que todos os impostos são PAGOS pelo revendedor no ato da compra, antes mesmo de chegar aos postos.”
ESCLARECIMENTO
E esclarece: “Ainda assim, a população desinformada CULPA sempre os postos pelo montante pago na hora de abastecer. Nenhum representante da PETROBRAS OU DAS OUTRAS DISTRIBUIDORAS se manifesta para explicar os aumentos e o mesmo acontece quanto aos aumentos do Etanol. Por outro lado, sempre os representantes da nossa categoria são chamados a dar explicações que deveriam ser dadas pela Petrobras, Distribuidoras e Usinas.”
LUCRO
Para completar, o Regran lembra: “As distribuidoras transferem os aumentos aos postos, que sempre absorvem a maior parte dos preços e com isso minimizam o impacto nas bombas. O último balanço da Petrobras mostra grande lucro (R$ 266 milhões), e a atual política de preços da Petrobras visa à sua recuperação econômica, garantindo grandes lucros aos acionistas e não à garantia de preços menores para a população.”
E encerra: “O Brasil é o lugar onde as distribuidoras têm o maior lucro por litro em todos os produtos no mundo.Não suportamos mais ser culpados, xingados, desrespeitados. BASTA! REGRAN”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo