Med ABC tem especialização em Oncologia Pediátrica Multiprofissional
Com duração de 11 meses, o curso tem carga de 360 horas e é voltado ao tratamento oncológico pediátrico com visão multidisciplinar. Possibilita aos alunos realização de estágio curricular supervisionado no Ambulatório de Especialidades da FMABC e visitas técnicas. As aulas serão às quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h, e sábado das 8h às 18h, uma vez por mês.
Uma nova abordagem do tema, mais humanizada e multidisciplinar, procura acima de tudo melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Adotada em algumas instituições de saúde, ela desponta como forte tendência na área de oncologia em todo o mundo.
“Trata-se de um novo jeito de olhar o paciente, que vai muito além da preocupação com a doença. O foco é o indivíduo, seu bem-estar físico, psicológico, emocional e espiritual. Para que isso aconteça, vários especialistas – oncologista, enfermeiro, farmacêutico, dentista, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, entre outros – trabalham de modo integrado para suprir as diferentes necessidades do paciente com câncer. Assim, o aluno poderá realizar uma intervenção planejada e em conjunto com os demais profissionais de saúde”, explica Dra. Fernanda Schindler, que coordena o curso junto com o Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca.
Entre as disciplinas estão Medicina Genômica, Modalidades Terapêuticas para o Tratamento ao Câncer Pediátrico, Principais Patologias e Protocolos de Tratamento, Cuidados Paliativos e Emergências Oncológicas, além de visitas técnicas e acompanhamento prático junto aos profissionais (estágio curricular).
O campus da MED ABC fica na avenida Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral, Santo André. Informações pelo telefone 4993-5426 ou pelo e-mail posgraduacao@fmabc.br.
Esses avanços da MED ABC ganham destaque quando se vê o presidente do XXXI Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, Fábio Ribeiro, reclamar que o País não oferece estímulo à educação e pesquisa científica, cabendo aos médicos, profissionais da Medicina Nuclear e especialistas promover as pesquisas.
Alckmin fez uma enquete ontem na face. O maior problema apontado foi segurança. O dobro da corrupção.