Politica

Editorial – É só querer

  A prática de qualquer esporte requer condições específicas. Segundo o maratonista José Antônio Gonzales Reis, de São Caetano, que foi entrevistado na segunda-feira pelo REPÓRTER, correr necessita apenas de vontade e decisão. Não depende de ninguém, só precisa de um local propício e não de parafernálias ou parceiros.
A maioria das modalidades praticadas em academias requer equipe, uniformes, equipamentos, quadras, instalações e, às vezes, tudo isso junto. O corredor de rua, não. Obviamente, há que ter assessoria de um médico de confiança e não extrapolar limites físicos. Cada um tem de conhecer os seus e agir de acordo com a própria realidade. Devagar também se vai longe, diz um dito popular. 
Não vá, o freguês, querer vencer distâncias extremas com velocidade de um campeão olímpico. Seu desafio não é competir por medalhas, troféus, fama e glória, como ocorre com atletas profissionais de alta performance: é desafiar a si mesmo, superar-se na medida do possível tendo como prêmio o próprio bem estar. 
Por outro lado, além de não ter limitações de idade ou outras, o corredor ou andarilho amador desfruta de excepcional liberdade: pratica onde e quando quiser, como quiser e se quiser. É claro que, como tudo na vida, requer foco e dedicação. A prática, se bem executada, leva à perfeição, nas condições pessoais existentes. 
Correr ou caminhar livremente é só querer. E começar! 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo