Turismo

Pico Tira Chapéu reúne bela paisagem em Bocaina

 Amitur A 2.088 metros de altura você certamente vai se sentir o dono do mundo, principalmente, se você estiver na Serra da Bocaina com as suas estupendas vistas. Rota  da  Cerâmica
É uma região linda e pouco conhecida. Ainda há o que fazer em sua infraestrutura, até porque se trata da região que sempre foi a mais esquecida pelos governos. No entanto, entre o muito que se tem para ver, temos a destacar a “Rota da Cerâmica” envolvendo cidades do Alto Vale do Ribeira (ou a Região das nossas mais belas cavernas).
 Você precisa visitar as oficinas de produção ceramista e acompanhar a confecção das peças, presenciar a queima e abertura dos fornos e comprá-las diretamente dos próprios grupos produtivos.
O roteiro de visitas começa na Casa do Artesão em Apiaí, e leva você para os grupos ceramistas Arte nas Mãos, as Ceramistas de Itaoca, as Mestras do Encapoeirado e as Ceramistas de Barra do Chapéu.
Venha viver esta experiência única emoldurada pela exuberante Mata Atlântica.
 Ceramistas
Itaoca é terra de grandes ceramistas como a Mestre Sinhana, famosa por suas panelas de barro super-resistentes e por perpetuar aquela técnica,
Jovens de hoje, pacientes e talentosos, preparam a argila ainda da mesma maneira tradicional. Primeiro o barro é socado com pilão. Depois, peneirado e por último acrescido de água. Forma-se assim uma argila com pouquíssimas impurezas, ótima para a queima e para o uso em alta temperatura, como as panelas produzidas pela Mestre.
 Barra  do  Chapéu
A cidade de Barra do Chapéu está a 24 km da cidade de Apiaí onde as famílias se unem em um grande grupo de artesãos na fabricação de peças decorativas e utilitárias, sempre feitas com muito capricho e criatividade.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo