Cidades

Paulo Pinheiro anuncia Parque da Saúde na Kennedy

 O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), iniciou uma revolução na rede municipal de Saúde. Enfrentou um problema histórico, que é a invasão de moradores de outras cidades aos hospitais, e priorizou o atendimento a quem mora no município, com 12 serviços exclusivos que garantem qualidade, conforto e agilidade. Em campanha pela reeleição, Paulo Pinheiro anuncia grandes novidades. Entre elas, o Parque da Saúde, que concentrará diversos serviços clínicos, emissão de guias e documentos, além de academias de ginástica. Saúde e Esporte em um único local, na avenida Presidente Kennedy. Confira a entrevista na íntegra: REPÓRTER – A saúde pública é um problema crônico no Brasil. Como conseguiu elevar a qualidade dos serviços em São Caetano?
Paulo Pinheiro – Com muito trabalho. Meu foco é cuidar das pessoas. Então, acaba sendo natural esta dedicação em querer, e conseguir, melhorar os serviços oferecidos. Hoje o morador de São Caetano tem acesso exclusivo a 12 programas da Saúde. Buscamos alternativa à invasão de pacientes de fora aos nossos hospitais, um problema histórico. E asseguramos atendimento de qualidade a todos que usam o sistema.
 REPÓRTER – E quais são os programas que fizeram São Caetano alcançar esta condição?
Pinheiro – São muitos, que funcionam como uma engrenagem. Para dar mais agilidade, criamos o Programa Fila Zero, cujos mutirões, realizados todo terceiro sábado do mês, no Hospital São Caetano, foram responsáveis por mais de 30 mil atendimentos do ano passado para cá. Acabamos com as filas por consultas em diversas especialidades. Criamos o Terceiro Tuno nas UBSs, ampliando o funcionamento para até as 23h. E, no Centro Policlínico Gentil Rstom, implantamos o Especialista Perto de Você, com consultas nas especialidades com maior demanda a cada dia da semana, dentro do 3º Turno. Tudo sem necessidade de agendamento. Chegou, é atendido.
 REPÓRTER – Olhando pra frente, então, o que falta ser feito na Saúde?
Pinheiro – Costumo dizer que a Saúde é o maior desafio de um gestor público no Brasil. E, para atender a procura sempre crescente, é preciso planejar e executar um pacote de ações em diversas frentes. Com os serviços consolidados, planejamos investimentos em infraestrutura. Por isso vamos criar o Parque da Saúde, no galpão da avenida Presidente Kennedy alvo de um incêndio em 2012. No espaço serão concentrados serviços rápidos de Saúde, com centro de diagnósticos, ambulatório de alta resolutividade, farmácia, exames, emissão de Cid Card, Cartão SUS e guias, além de uma academia de ginástica para todos os moradores e outra, ao ar livre, para a terceira idade. 
 REPÓRTER – Será uma central da Saúde?
Pinheiro – Mais do que isso. Vamos concentrar Saúde e Esporte em um único lugar. Desta forma, incentivamos a adoção de hábitos saudáveis e investimos na prevenção, na promoção da Saúde.
 REPÓRTER – E o que mais os moradores podem esperar de avanços no setor?
Pinheiro – Trabalhamos com planejamento e criatividade, além de, como disse, carinho pelas pessoas. Como médico, sei que o paciente precisa ser tratado com terapias e remédios, mas também com carinho, dignidade e atenção. Por isso vamos criar o Programa Remédio em Casa, sem a necessidade do deslocamento até as UBSs. E também vamos dobrar o número de beneficiários do cartão auxílio medicamento, em virtude da crise nacional. Investir na qualidade de vida das pessoas é a nossa marca.
 REPÓRTER – Falando em marcas, uma delas é a atenção à terceira idade. O que será feito para São Caetano seguir como referência em políticas públicas aos idosos?Pinheiro – Gostaria de lembrar que criamos o conceito da quarta idade, com programas específicos a quem tem 80 anos ou mais. E esta dedicação para quem já passou dos 60 vai continuar com a construção dos CISEs nos bairros Fundação e Prosperidade, a criação do Centro de Atendimento de Saúde do Idoso, a Casa Dia do Idoso, na Alameda Cassaquera, e o Nutrir Bem 3ª e 4ª Idades, que oferecerá refeições saudáveis e de alta qualidade, garantindo a segurança alimentar.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo