Política

Em São Caetano, 33% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar

 A corrida eleitoral para a Prefeitura de São Caetano começa mostrar o esboço de uma polarização, apesar de oitos nomes se colocarem no páreo. O ex-prefeito José Auricchio Junior (PSDB) lidera em todos os cenários as intenções de voto. O atual chefe do Executivo, Paulo Pinheiro (PMDB) aparece na segunda colocação.
De acordo com levantamento Vox Brasil, na pesquisa espontânea, naquele em que o entrevistado diz em quem votaria, Auricchio é citado por 22% dos eleitores e Pinheiro lembrado por 12%. Na sequência Fabio Palacio (PR) com 5%, Gilberto Costa (PEN) 2%, Lúcia Dal’Mas (PRTB) 1%, Outros 2%, Brancos e Nulos 24% e Não Sabem ou Não Responderam 33%. Quando o cartão com os nomes são apresentados pouca coisa muda no cenário. Auricchio segue à frente com 28% seguido por Pinheiro com 13%. Palacio é o terceiro com 5%, Gilberto vem logo atrás com 4%, Pádua Totorello (PTB) aparece com 3% seguido de Lúcia 2%. O empresário Aparecido Viana (PSC) também entra na lista com 1%, seguido por Márcio Della Bella (PT) com 0%. Brancos e Nulos somam 29% e Não Sabem ou Não Responderam 16%.
 Rejeição
O instituto Vox Brasil também sondou a taxa de rejeição entre os pré-candidatos. No levantamento, 28% dos entrevistados não votariam em Pinheiro e outros 17% mostram aversão a Auricchio. A lista segue com Della Bella (9%), Gilberto (7%), Viana e Lucia com 2% cada, Palacio 0%, Não votariam em nenhum 8%, votariam em qualquer um 7% e Não Sabem ou Não Responderam 21%.

O levantamento Vox Brasil entrevistou 405 pessoas maiores de 16 anos, entre os últimos dias 18 a 20 de junho. O estudo contratado pela empresa Promo Locação de Máquinas e Veículos Eireli está registrado junto ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o protocolo SP – 09048/2016. A margem de erro da pesquisa é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos com grau de confiança de 95%. Os percentuais foram arredondados pelo instituto.

Lúcia Dal’Mas avaliou a pesquisa como “prematura”. “Entendemos que no atual momento do calendário político-eleitoral, ainda distante, nos parece um tanto quanto prematuro tentar explorar com alguma precisão a vontade e as reais intenções do eleitorado”. Palacio diz que o resultado é animador com projeções de crescimento. “Tenho 5% em um cenário espontâneo em que há 57% das pessoas que ainda não apontam nenhum candidato, isso sem colocar a campanha na rua”.Auricchio, por sua vez, comentou que com “humildade e alegria” recebe o resultado da pesquisa que segundo ele é “um retrato do momento político atual da cidade, o que estimula a trabalhar mais para mostrar a verdade”.

Demais nomes citados nesta reportagem foram procurados, mas não se manifestaram.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo