Politica

Gilmar Mendes suspende posse de Lula

 Ontem, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes suspendeu a nomeação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ministro -chefe da Casa Civil.
No despacho, o magistrado afirma ter “visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato”. O petista ainda pode recorrer da decisão.
Gilmar Mendes, além de suspender a nomeação de Lula à Casa Civil também determinou que a investigação do ex-presidente fique nas mãos do juiz federal Sérgio Moro.
 AÇÕES
A AGU (Advocacia- Geral da União) disse que está “agindo para suspender a decisão provisória”. O órgão ainda disse que mais de 50 ações foram apresentadas em Tribunais do País que têm por objetivo suspender a posse de Lula na Casa Civil. Outras 13 tramitam no Supremo Tribunal Federal.
 IMPEACHMENT
Após divulgação de grampos telefônicos com conversas de Lula e Dilma, e delações do senador Delcídio do Amaral, a Câmara dos Deputados deu celeridade ao rito de impeachment. A partir da instalação da comissão especial, na quinta-feira (17), a presidente Dilma terá dez sessões do plenário da Câmara para apresentar sua defesa e o colegiado terá cinco sessões depois disso para votar parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment. Após esta jornada, o tema será votado na Câmara, com data prevista para três de maio. Para a instauração é preciso o voto de 342 deputados. O Senado pode invalidar essa decisão da Câmara. Se avalizar, a presidente da República é afastada por 180 dias, enquanto durar a análise do mérito das acusações contidas no pedido de impedimento. 
O impeachment da presidente Dilma Rousseff é pauta constante nas rodas de conversa, entre políticos, empresários, advogados e outros segmentos da sociedade da Região do ABC, que se mostram favoráveis ou contrários ao rito, como se lê nos quadros laterais.
 PROTESTOS
Após Lula ser empossado ministro-chefe da Casa Civil, uma onda de protestos anti-Governo tomou conta do País. Ontem, foi a vez dos grupos favoráveis a Lula, Dilma e PT saírem às ruas.
 GRAMPO
Em grampo telefônico, autorizado pela Justiça e liberado por Sérgio Moro, o presidente do PT Rui Falcão cobra de Jaques Wagner, ex-ministro-chefe da Casa Civil, uma reação do Governo sobre o pedido de prisão do ex-presidente Lula. Falcão ironiza ao perguntar se “não tem ministro da Justiça?”, Jaques responde “não, tem ministro da Justiça. Ele tá no ministério. Claro. Ele tá no posto”, a conversa versa sobre o considerado “fraco” ministro Eduardo Cardozo.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo