Economia

Desemprego fica em 9% no trimestre até outubro e tem maior taxa da série

  A taxa de desemprego ficou em 9% no trimestre encerrado em outubro de 2015, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012.

 No trimestre encerrado em julho, a taxa havia atingido 8,6% e no período de agosto a outubro de 2014, chegou a 6,6%.

A população desocupada chegou a a 9,1 milhões de pessoas. Isso representa um aumento de 5,3% em relação ao trimestre de maio a julho e de 38,3% em comparação com o mesmo período de 2014.

Por outro lado, a população ocupada atingiu 92,3 milhões de pessoas e mostrou estabilidade nas comparações mensal e anual.

Reflexo da deterioração do mercado de trabalho no período, o número de empregados com carteira assinada recuou 1% na comparação com o trimestre anterior (encerrado em julho) e  3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com a redução da oferta de trabalho, o número de empregadores e trabalhadores por conta própria cresceu: 5,7% e 4,2%, respectivamente, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Em relação ao trimestre de maio a julho de 2015, o número de trabalhadores na indústria geral caiu 2,6%. Frente ao mesmo período de 2014, o recuo foi bem maior, de 5,6%. Por outro lado, os grupamentos referentes ao comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas cresceu 2,3%, bem como transporte, armazenagem e correio (4,6%) e alojamento e alimentação (4,7%).

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo