Centro Público para cursos de informática ganha novo prédio
“Quando assumimos, instituímos um método de governo com o auxilio da população que passou a ter, por meio do Orçamento Participativo, a oportunidade de fazer as suas reivindicações e este equipamento é resultado deste processo, além de ser uma grande conquista para a comunidade”, destacou o Prefeito de Santo André, Carlos Grana. “Com esta ação de hoje, a população ganhará em dois sentidos. Primeiro pelo fato de que com a mudança de local faremos economia em relação ao valor gasto com o aluguel do antigo espaço o que possibilitará utilizarmos estes recursos em outras áreas ou mesmo na própria educação, e, em segundo, por este local ser amplo, moderno e qualificado de modo a atender os seus usuários de forma bem mais eficiente”, frisou o secretário de Educação, Gilmar Silvério.
A mudança possibilitará mais liberdade para que a Secretaria de Educação realize instalações estruturais necessárias para acompanhar o desenvolvimento tecnológico da área. Outro benefício da alteração do endereço está na sua localização, próxima aos bairros Vila Luzita, Bairro Silveira, Vila América, Vila Pires, Vila Humaitá, Jardim Irene, Vila Suiça, Jardim Santo André, Bairro Cata Preta, Jardim Guarará e Jardim Santa Cristina, entre outros, o que possibilita o atendimento à população residente nos bairros mais distantes a oportunidades de formação profissional e de educação de jovens e adultos.
O Centro Público continuará a oferecer os cursos de EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos, com Formação Inicial e Continuada), que associam a formação profissional com a elevação de escolaridade, além de cursos para quem quer apenas a formação profissional. Haverá ainda novidades como os cursos de Web Designer e Arquitetura de Computadores e Redes, por meio de parceria com a ONG Coletivo Actantes.
O Centro de Formação Profissional Valdemar Mattei foi criado em 2004, quando, o então, Centro de Educação do Trabalhador, passou a oferecer apenas cursos na área de Tecnologia de Informação, com especial atenção para o uso da Plataforma Aberta de Software (Linux), que permite o acesso livre e gratuito à informática. O nome escolhido homenageou Valdemar Mattei que, ao longo de seus 82 anos, atuou como docente, e iniciou sua carreira como professor de caligrafia e datilografia, criando, juntamente com sua mulher, na década de 1930, a Escola de Datilografia e Caligrafia Senador Fláquer. A instituição cresceu até se constituir – Faculdades Integradas Senador Fláquer, hoje chamada Uni-Anhanguera.