Cidades

Milhares de pessoas prestigiam a 3ª Festa da Cultura Nordestina de São Caetano

 Grandes shows, gastronomia típica, diversas intervenções e manifestações culturais, organização e clima familiar. Esses foram os principais ingredientes que fizeram da 3ª Festa da Cultura Nordestina de São Caetano do Sul, realizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura e apoiadores entre os dias 19, 20, 25, 26 e 27 de setembro, um verdadeiro sucesso. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo Espaço Verde Chico Mendes, nos dois fins de semana da festividade que homenageou a migração dos nordestinos ao município. 

No encerramento do evento, neste domingo (27/9), o prefeito Paulo Pinheiro agradeceu ao público e ressaltou a obrigatoriedade da atividade pelos próximos anos. “Eu, como baiano, fico feliz em ver o crescimento dessa linda Festa da Cultura Nordestina. A celebração está garantida por lei, ou seja, o sulcaetanense e o migrante nordestino reviverão as tradições dessa região em todos os anos. Nosso objetivo é que ela se torne tão tradicional quanto a Festa Italiana realizada na cidade há 23 anos.” 

O secretário de Cultura, Jander Cavalcanti de Lira, agradeceu a iniciativa do chefe do Executivo em idealizar a festividade e destacou o engajamento da equipe em promover organização e segurança às famílias. “Resgatar o prestígio e a importância que o povo nordestino tem para São Caetano foi um dos pedidos do prefeito à Secretaria de Cultura. Nossa equipe está de parabéns pelo empenho em proporcionar o melhor para que as famílias desfrutassem de todas as atrações que a festa ofereceu.” 

Quem compareceu ao evento teve a oportunidade de relembrar ou conhecer uma grande parcela da cultura da mais antiga região do país. Nesta edição, o público pode prestigiar os shows de Elba Ramalho, Alceu Valença, Vicente Nery, Castanha e Caju, Acácio, entre outros artistas, além das contações de histórias, cordel, repente, dança e teatro. Um dos destaques da festa foi a variedade gastronômica, na qual iguarias típicas do Nordeste foram comercializadas em mais de 45 barracas. 

Para Camila Aguiar, moradora do Bairro São José, o evento foi uma oportunidade de conhecer um pouco da tradição de sua família. “Sou neta de nordestinos, então foi ótimo poder apreciar um pouco mais da cultura de meus avós. Além disso, aqui na festa, observei uma parte da rica gastronomia daquela região e experimentei coisas que achei que nunca comeria.” 

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo