Economia

Bradesco eleva tarifa de serviços em 169%

  Levantamento realizado pela Proteste, associação de proteção aos consumidores, mostra que as tarifas cobradas pelos oito maiores bancos em operação no Brasil subiram em pouco mais de três anos, 169% em relação a janeiro de 2013, até 8,6 vezes superior ao valor da inflação para o mesmo período de 19,6%. O elevado custo e o uso desenfreado do cartão de crédito que tem juros superiores a 400% ao ano, levam o consumidor ao endividamento. Foram avaliadas as cestas de serviços das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú e Santander. Na comparação o maior aumento encontrado foi na cesta Exclusive Fácil do banco Bradesco, que em 2013 custava R$ 23 mensais e com a entrada de outubro, passará para R$ 61,90 por mês. Ao longo do ano, o consumidor terá um custo anual de R$ 742,80 – desembolso R$ 466,80 maior por ano em relação a 2013. GRATUITOMuitos clientes bancários não sabem, mas é possível manter uma conta corrente em qualquer banco do País, sem a necessidade de pagamentos de tarifas, esta informação, normalmente omitida pelas instituições financeiras deve ser divulgada e concedia ao correntista na forma da Cesta Básica de Serviços, que incluem movimentações em cheques, saques, extratos e outras operações com um limite pré-definido por mês sem cobrança. Em casos de tarifas elevadas, o cliente pode optar pela portabilidade e receber salários, por exemplo, em outro banco de preferência, por meio de uma transferência automática e gratuita. As menores taxas de tarifas e juros são aplicadas por bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.    Veja abaixo dicas da Proteste ao contratar serviços bancários:– Segundo a Proteste, os bancos têm obrigação de divulgar o valor de todas as tarifas e taxas cobradas, além de deixar claro quais serviços estão inclusos nos pacotes oferecidos.– Não existe a obrigação de contratar um pacote de serviços ao abrir uma conta e alguns serviços devem ser obrigatoriamente disponibilizados para o consumidor que possui conta corrente sem qualquer cobrança de tarifas.– Os serviços essenciais gratuitos, garantidos pelo Banco Central, são limitados a: cartão de débito, 10 folhas de cheques por mês, segunda via do cartão de débito, até quatro saques por mês, consultas pela internet, duas transferências por mês entre contas na própria instituição e compensação de cheque.– De acordo com a Proteste, se o pedido por um serviço essencial não for atendido pelo banco, o ideal é reclamar à ouvidoria do banco e denunciar ao Banco Central e à Proteste.– A entidade reforça que outra maneira de ficar livre das tarifas é contratar uma conta digital, com uso restrito à internet e ao caixa eletrônico. No caso de contato via telefone ou agência, há cobrança de taxa. Dentre os bancos avaliados, apenas o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú possuem essa modalidade, diz a Proteste.– Para saber qual a melhor opção de conta corrente é preciso mais do que escolher o menor preço. Pagando pelos pacotes mais caros, é possível fazer uma grande quantidade de transações e em alguns casos a quantidade é ilimitada. Se o consumidor não faz muitas transações bancárias, este tipo de pacote pode não ser um bom negócio.– Em alguns casos, sequer vale a pena aderir a um pacote de serviços, se o consumidor não fizer transações com tanta regularidade. E se necessitar de algum serviço que não está dentro da lista dos serviços gratuitos, é só pagar pelo excedente de cada transação.  

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Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

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