A cia. BuZum! está na estrada percorrendo o país de norte a sul, de leste a oeste, para levar a arte que compõe um universo rico de personagens que ganham vida própria em cada espetáculo, o teatro de bonecos.
A cia. BuZum! apresentará o espetáculo “Floresta Viva” no dia 8 de novembro e 9 de novembro. O espetáculo “O Grande Perigo” será no dia 29 e 30 de novembro, na versão adaptada do ônibus para o palco. As apresentações ocorrerão em escolas públicas do ABC Paulista em Mauá e no bairro da Zona Leste de São Paulo. Em seguida o BuZum! seguirá para outras cidades do Brasil.
Os espetáculos são voltados para o público infanto-juvenil com temas que repercutem a preservação da natureza. O BuZum! mostra de maneira lúcida e alegre como é possível entender as questões da poluição dos oceanos e as queimadas das florestas brasileiras. Serão apresentados em praças e escolas públicas pelo Ministério do Turismo e conta com o apoio da Chevron Oronite por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Reinvenção
O palco é fora do ônibus, em uma estrutura ampla. A plateia assiste a cada sessão do espetáculo ou em escolas ou em praças públicas. Diversão garantida para público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos. O que antes acontecia originalmente no BuZum!, dentro do ônibus, hoje é no palco.
Espetáculo “O Grande Perigo”
O Grande Perigo narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que logo ao nascer volta para o mar em busca de sua mãe. Tata enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas, como uma andorinha que tenta comê-la, um caranguejo que a persegue, peixes elétricos, um polvo, um perigoso tubarão e uma enorme baleia. Tata foge de todos os perigos e ao final encontra sua mãe, mas percebe que ela está presa em um mar de lixos e plásticos. Com muita coragem, Tata consegue salvar sua mãe e as duas nadam para longe daquele grande perigo.
Sobre o espetáculo “Floresta Viva”
É a história de uma abelha, Filó, que conhece uma formiga esperta, a Jacira. As duas viram amigas inseparáveis, passam por diversas situações na floresta em que vivem, cada uma fazendo seu importante trabalho para o ecossistema e lutando contra alguns de seus predadores: pássaros e tamanduás. Até que um dia, a abelha percebe que a floresta está em chamas e convoca sua amiga formiga para que juntas possam salvar as árvores e os animais do incêndio, causado por um fazendeiro ganancioso e malvado. As duas, reunidas com todas as formigas e abelhas da floresta, conseguem assustar o fazendeiro e proteger seu habitat.
BuZum! 12 anos
Em 2022 a cia de teatro BuZum! completa 12 anos de experiências e tem motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.
A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.
Prêmios
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).
Repertório
A cia. BuZum! possui 15 peças no repertório, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia; Que lixo é lixo?, sobre reciclagem; Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar.
Em 2019, a companhia estreou dois novos espetáculos; Caipira e Curumim, sobre folclore e contos indígenas, que continuam a série sobre cultura popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco; o espetáculo O Grande Perigo, sobre preservação da vida marinha. Esse ano as estreias serão: Floresta Viva e no segundo semestre o espetáculo sobre hábitos de higiene.
Sobre a Chevron Oronite
A Chevron Oronite é uma das maiores empresas criadoras e produtoras de aditivos e petroquímicos para combustíveis e lubrificantes, desenvolvidos para melhorar o desempenho dos motores. Com uma presença global e uma vasta rede de vendas, a Oronite emprega mais de 2.000 pessoas em todo o mundo.Como subsidiária da Chevron Corporation, a Oronite começou suas operações em 1980 no Brasil, onde a empresa controla e opera uma fábrica no Polo Petroquímico de Mauá. Site: https://www.oronite.com/
Sobre a Semente Produções
Fundada em janeiro de 2016, a Semente é uma produtora social, cuja missão é promover inclusão social no Brasil, atuando através de consultoria em investimento social privado, desenvolvimento de projetos e formação. São mais de 69 ações formativas e projetos executados, através dos serviços de consultoria, capacitação, idealização, elaboração, execução e captação de recursos em 15 estados e 20 municípios, com mais de 750 mil pessoas impactadas. Linktree: https://linktr.ee/SementeProducoes
SERVIÇO
BuZum! em Mauá
Espetáculo: “Floresta Viva”
Data: 8 de novembro (terça-feira)
Local: Escola Municipal Cora Coralina
Endereço das apresentações: R. São João, 876 – Jardim Bom Recanto, Mauá – SP
Horários das apresentações:
MANHÃ: 9h – 9h40- 10h20 – 3 sessões
TARDE: 13h30 – 14h10- 14h50 – 15h30 – 4 sessões
Espetáculo: “Floresta Viva”
Data: 9 de novembro (quarta-feira)
Local: E.E. André Nunes Filho Junior
Endereço das apresentações: R. Salvador de Paiva, 145 – Parque São Rafael, São Paulo – SP
Horários das apresentações:
MANHÃ: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 4 sessões
TARDE: 13h30 – 14h10 – 14h50 – 3 sessões
Espetáculo: “O Grande Perigo”
Data: 30 de novembro
Local: EE Dona Florisbella de Campos Werneck
Endereço das apresentações: Rua Raimundo Montanari, 10 – Jardim São José, Mauá
Horários das apresentações:
MANHÃ: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 4 sessões
TARDE: 14h10 – 14h50 – 2 sessões
Espetáculo: “O Grande Perigo”
Data: 29 de novembro (terça-feira)
Local: Escola Estadual Profª Olinda Furtado de Albuquerque Cavalcante
Endereço das apresentações: Rua Egnez Rimazza Gianoni Nº 489- Jardim Zaíra, São Paulo-SP
Horários das apresentações:
MANHÃ: 9h40 – 10h20 – 11h – 03 sessões
TARDE: 13h30 – 14h10 – 14h50 – 15h40 – 04 sessões
Classificação do espetáculo: 4 a 12 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos.