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“ENVEMO CAMPER  A SUV DOS ANOS 90”

Atilio Santarelli

O Camper foi produzido pela empresa Envemo, entre 1989 e 1995. Foi desenvolvido com base no desenho do Jeep Cherokee Sport de primeira geração e utilizando o chassi do famoso Jeep Engesa4 que era extremamente durável e muito bem construído. Era movido com 3 opções de motores; o 2.5L I4, o 4.1L I6 – ambos de origem Chevrolet a álcool ou gasolina, e o 3.9L Q20B4 Perkins diesel ou Maxxion S4 ou S4T, esse último na versão turbo alimentado.

Atilio Santarelli
Automóvel Clube do Grande ABC
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As versões equipadas com os motores Maxxion se tornaram bem raras nos dias de hoje, bem como as com as versões turbo.

A Envemo (Engenharia de Veículos e Motores), montadora brasileira que surgiu em 1979 e tinha sua sede em São Paulo, nasceu do desejo de Luís Fernando Gonçalves de criar uma réplica de seu Porsche. Sua primeira produção ficou conhecida como Envemo Super 90 Coupe,tratando-se de uma réplica, fabricada por ele, no Brasil, do seu Porsche 356 ano 1964.

O novo modelo obteve bastante sucesso, inclusive fora do país, com exportações para os Estados Unidos e Europa. Diante de toda essa aprovação, Luís Fernando continuou com a fabricação de cópias de carros famosos no exterior. Um deles foi o Envemo Camper, em 1989.

 

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Automóvel Clube do Grande ABC
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O automóvel Camper foi produzido baseando-se no Jeep Cherokee XJ americano, da primeira geração. Foram utilizados elementos da mecânica Chevrolet e o chassi do jeep Engesa 4. O carro, que começou a ser produzido em 1989, em seus primeiros anos, possuía  duas portas, motorização e painel do Opala, além de outros componentes de carros como o primeiro Fiat Uno (faróis e lanternas), por exemplo.

 

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A partir de 1994, foi desenvolvida uma nova versão do Camper, com quatro portas, grade dianteira, e elementos de outros veículos, como da picape D20 (faróis, piscas e lanternas) e também do Kadett. Como a Envemo já trabalhava com modificações de carros da Chevrolet, é comum observar elementos de veículos dessa marca, no Envemo Camper. Outra modificação no “Cherokee brasileiro” foi a que ocorreu na motorização: quatro cilindros, de gasolina ou álcool, do Kadett e Monza, passaram a ser utilizados.

Na década de 1980, além da fabricação de seus veículos, a empresa também trabalhava na personalização dos já existentes. A importação no Brasil ainda era proibida nesse período, e os carros da Envemo eram fabricados em produções de alta qualidade e possuíam alto valor de venda.

Com a abertura das importações, nos anos 1990, a empresa passou a ter grandes problemas financeiros, pois os carros importados, de igual ou superior qualidade, passaram a ser vendidos a preços mais baixos. O modelo Camper, considerado hoje um clássico, foi produzido até o ano de 1995, quando a montadora deixou de existir.

O modelo clicado pela nossa coluna é equipada com motor Maxxion S4 aspirado ano 1993 que pertence ao amigo e colecionador de veículos antigos Luís Vitteri e que mantém essa raridade em excelentes condições de rodagem e que inclusive fez uma viagem com a mesma até o Pantanal Matogrossense.

 

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