
São dois os tipos de vacina contra a poliomielite: a VPO (vacina pólio oral) ou Sabin, conhecida como”a vacina da gotinha” ; e a VIP (vacina inativada pólio) ou Salk, administrada por via intramuscular.
Essas vacinas são conhecidas pelos nomes dos cientistas que desenvolveram as duas modalidades de imunizantes para a pólio: Jonas Salk e Albert Sabin,
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus sorotipos 1, 2, 3 (dos quais apenas o de tipo 1 continua circulando, infectando crianças e adultos por via fecal-oral, através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas).

Por que poliomielite volta a preocupar.
Durante o século 20, a poliomielite foi uma das doenças infantis mais temidas, eis que ela pode atacar o sistema nervoso central e, em poucas horas, deixar a pessoa infectada paralisada.
Em caso de paralisação dos músculos do peito, a pessoa infectada não consegue respirar e por isso o “pulmão de ferro”, semelhante a um sarcófago, já foi uma visão triste e constrangedora , muito comum nas enfermarias de pólio num passado não muito recente .
Isso parece coisa do passado — e há boas razões para termos essa impressão. A doença quase foi varrida da face da terra.
No Brasil o último caso de poliomielite foi observado na cidade de Sousa, na Paraíba, em 1989. A doença foi considerada oficialmente eliminada do território nacional desde 1994.
No entanto, os Estados Unidos registraram neste ano seu primeiro caso de pólio desde 2013, que deixou paralisado um jovem adulto não vacinado.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 terminou nesta sexta-feira (30/09).
Até o momento, 54,21% das crianças entre um e menores de cinco anos foram imunizadas contra a poliomielite (número preocupante, pois a meta é de atingirmos 95% de nossas crianças vacinadas anualmente).
Apesar do fim da mobilização, todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a pólio, seguem disponíveis para a população brasileira durante todo o ano.
Essa doença foi erradicada no Brasil em 1994 e nós não queremos mais poliomielite no nosso país e todos nós sabemos o que precisamos fazer para não termos mais a doença no Brasil: vacinar as crianças.
É inaceitável que crianças sofram por doenças que são evitáveis por vacinas e vacinas tão antigas como a da poliomielite.
O Rotary International é a entidade que fornece aos governos de quase todo o mundo as vacinas contra a pólio.
QUEM AMA SEUS FILHOS, VACINA-OS.
