ArtigoGeralHome

Dia do adolescente no Setembro Amarelo.

Dra. Camila Pagotti.

O dia do Adolescente é celebrado em 21 de setembro no Brasil, mês também conhecido como setembro amarelo, voltado à importância dos cuidados com a saúde mental. Pensando nisso, vamos abordar hoje o tema Saúde Mental na Adolescência, com a psicóloga Dra. Camila Pagotti.

Legenda fotos: Dra. Camila Pagotti em seu consultório em São Caetano do Sul

Falar da adolescência é de fundamental importância, uma vez que até hoje esta fase é permeada de estereótipos enraizados socialmente. Corriqueiramente ainda nos deparamos com comentários ou conceitos desfavoráveis acerca da adolescência, tais como: “É uma fase de rebeldia, de oposição, é uma fase complicada, aborrecência, etc” diz Dra. Camila.

 

Na verdade, compreender a adolescência é um ato de assistência aos jovens, uma vez que importantes e grandes transformações (somáticas, emocionais, sociais e psíquicas) ocorrem neste período.
Mas, como ajudar? Algumas práticas importantes de assistência aos adolescentes:

 

– O tratamento psicoafetivo (refere-se à importância do afeto) inclui atenção, apoio familiar, escuta, diálogo, compreensão das emoções, sentimentos e desejos suscitados no adolescente. O jovem que se sente valorizado, amado, compreendido e aceito pelo seu meio, na maioria das vezes, não tem receio de expor seus conflitos e pensamentos, da mesma forma que o meio em que ele vive, pode perceber com mais facilidade suas potencialidades. É necessário que ele seja acolhido quando necessitar e principalmente respeitado nos momentos de distanciamento, para que consiga compreender seus próprios sentimentos e emoções.

 

– O tratamento psicossocial (fundamental neste período) inclui incentivo, compreensão e suporte do meio social nos vários aspectos onde o adolescente está inserido, uma vez que as influências sociais podem interferir na autoestima do adolescente. Os amigos, juntamente com a família, podem ajudar o adolescente a descobrir suas aptidões, dando apoio e o incentivando a resgatar sua auto-estima, auto-imagem e auto-confiança, em um contínuo progresso pessoal.

 

– Por último e não menos importante está o acompanhamento psicológico. O psicoterapeuta auxilia o adolescente na construção da identidade, na resolução dos conflitos, oferecendo segurança emocional, força e apoio. O profissional cria um vínculo de confiança com o jovem, permitindo que o mesmo expresse inseguranças, sempre respeitando sua singularidade e diversidade e apoiando-o na busca de um projeto de vida.

 

Dra. Camila Pagotti é formada em Psicologia e pós-graduanda em Psicologia Clínica (PUC-RS) e Psicossomática pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa -SP. Especializou-se no Atendimento de Crianças e Adolescentes e atualmente atende em seu consultório particular em São Caetano do Sul. Saiba mais nas redes sociais @psicocamilapagotti.

 

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo