CulturaGeralHomeTeatro

Cia. Estrela D’Alva de Teatro apresenta “O Crocodilo” em Santo André

As apresentações serão gratuitas no Teatro do Kaos, Cine Theatro de Variedades, Paranapiacaba e Teatro Municipal Dr. Armando de Ré.

Adaptação do conto fantástico de Dostoiévski, a peça reflete sobre a ascensão do Capitalismo e o homem como uma vítima deste sistema que o seduz e aprisiona ao mesmo tempo. As apresentações serão gratuitas no Teatro do Kaos, Cine Theatro de Variedades, Paranapiacaba e Teatro Municipal Dr. Armando de Ré.

Cia. Estrela D’Alva apresenta adaptação de conto de Dostoiévski em Cubatão, Santo André e Suzano

Em setembro e outubro, a Cia. Estrela D’Alva de Teatro, grupo de Santo André, realiza uma temporada de apresentações gratuitas do espetáculo “O Crocodilo” nas cidades de Cubatão, Santo André e Suzano.

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, sexta-feira às 20h, sábado às 11h, as apresentações serão em Cubatão, no Teatro do Kaos. No dia 24 de setembro, às 8h, acontece a oficina gratuita “A Cenografia Metafórica, a construção da poética e da política através da imagem em cena”, com Mauro Martorelli.

Em Santo André, as apresentações serão nos dias 06 e 07 de outubro, quinta-feira às 20h, sexta-feira 16h e 20h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, e em 08 de outubro (sábado), às 18h, no Galpão Ferroviário, na Vila de Paranapiacaba.

Na cidade de Suzano, o grupo realiza apresentações nos dias 13 e 14 de outubro (quinta e sexta-feira), às 20h, e promove a oficina gratuita “As máscaras do bufão no pensamento do ator”, coordenada por Carina Prestupa, no dia 14 de outubro, às 14h, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré.

A adaptação do conto fantástico de Dostoiévski conta a história de pessoas que, com a chegada do capital estrangeiro e a possibilidade de ascensão econômica, se desligam da organização coletiva para gerar lucro para outras pessoas, se engajando em um sistema que transita pela sedução e o aprisionamento.

Nesta metáfora, esses homens, mesmo que devorados por um crocodilo e tendo suas vidas devastadas, se satisfazem em viver sendo digeridos por esse grande animal, em uma nova organização de vida aparentemente satisfatória, porém limitada e castradora.

“O conto de Dostoiévski é um irresistível paralelo entre a chegada do progresso na Rússia no século XIX e o Brasil do século XXI, com a abrupta introdução dos modos de vida europeus, dando um salto na modernidade, porém formando estruturas que limitam o acesso a ela. Modernidade e capital que, vazios por dentro, fazem caber tudo que engolem”, comenta o grupo.

Além das apresentações, o projeto cria espaços de encontro e formação com Oficinas de Teatro e Política ministradas por artistas que participaram do processo de criação do espetáculo, promovendo reflexões sobre o teatro como espaço para elaboração de filosofia política.

As ações realizadas em Santo André têm o apoio do Fundo de Cultura (2019) e Secretaria Municipal de Cultura de Santo André.

As ações em Cubatão e Suzano tem apoio do Edital PROAC Lab (Lei Aldir Blanc) 44/20210 da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Ministério do Turismo.

Informações: www.ciaestreladalva.com.br, www.facebook.com.br/ciaestreladalva ou @ciaestreladalva

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo