“Gostoso é doce de batata-doce. O vinho é prazeroso”
Autor Desconhecido
A uva Bordô não é da Região de Bordeaux na França
Explicamos que a uva do vinho da Região de Bordeaux na França é o Cabernet Sauvignon e Merlot, que junto com a Cabernet Franc e a Petit Verdot, em maior força, e a Malbec e a Carmenère, em menor, formam o que é chamado de corte bordalês.
Já o vinho Bordô, muito apreciado no Brasil, é produzido pela uva Bordô, de cor e sabor intensos e paladar marcante. Perfeito para ir à mesa sem gerar dúvidas sobre harmonizações. Sua versatilidade faz com que seja uma escolha certeira para acompanhar refeições, petiscos e lanches.
Ao contrário da maioria das uvas consumidas no Brasil, como a Cabernet Sauvignon e Merlot, que são provenientes de países europeus, a uva Bordô tem sua origem em Ohio, nos Estados Unidos. Existe uma diferença entre o vinho tinto e o bordô. Embora ambos sejam pro venientes da família Vitis, as espécies são diferentes: a uva usada para a produção do vinho tinto é a vitis vinifera, enquanto a usada para a produção do vinho bordô é a vitis labrusca.
Nossa Sugestão
O vinho Adega Grande D.O.C. do Tejo é um típico português, tem caráter forte mas com taninos macios e redondos. Produzido com as uvas Castelão e Tinta Roriz. De aspecto límpido e cor granada intensa. Aroma de frutas vermelhas maduras. Bem equilibrado, ótimo para o dia a dia e para harmonizar com carnes vermelhas, massas com molhos intensos, queijos semi-duros. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 seu valor é R$ 55,00.