Holding familiar é uma ferramenta jurídica de planejamento patrimonial que está ao alcance de todas as famílias que possuem a partir de um imóvel.
Considerando que todos os seres humanos, sem exceção, têm uma permanência finita no plano existencial, a própria evolução da vida ou o “tempo de Deus” progridem para um evento futuro e certo: – o passamento.
O patrimônio construído com “suor e sangue” pelos pais constitui-se herança dos filhos.
A Holding Familiar concede aos pais a oportunidade de organizar antecipadamente como se dará a “partilha” dos bens aos sucessores, dentro dos limites da lei.
Quando faltam os pais, geralmente os herdeiros conduzem tranquilamente o processo de inventário e partilha dos bens, mas infelizmente, às vezes, vemos herdeiros brigando por herança.
Ao fazer o planejamento sucessório através da Holding Familiar:
– os pais e os herdeiros combinam as regras antecipadamente;
– os herdeiros se tornam anuentes do planejamento, com assinatura de todos;
o que praticamente elimina demandas na família, pois o “combinado não é caro”
Ao fazer a Holding Familiar, os pais continuam com igual controle e poder sobre os seus bens imóveis, podendo vender, alugar, doar, ceder, permutar, emprestar, ou seja, na prática, enquanto em vida, nada muda aos pais.
Assim, a Holding Familiar é uma opção disponível a todos, custa menos que o inventário, resolve com total segurança a sucessão patrimonial e funciona como elo de manutenção da amizade e harmonia da família.
Leandro Escudeiro é advogado em São Caetano do Sul – Instagram: adv.leandroescudeiro
