A pizza que me levou ao Pinot Grigio
Dizem os entendidos. Confesso que não experimentei ainda, mas a pizza de mussarela vai bem com um Pinot Noir, a de pipperoni com um Pinot Grigio. A marguerita com Rose, champignon com Merlot, napolitana com Salvignon Blanc, de brócolis com Riesiling, de palmito com Chardonnay e a pizza portuguesa com um Carmenére.
Lendo essas informações, o que me deixou mais curioso foi conhecer a uva Pinot Grigio ou Pinot Gris que. A casta nasceu do cruzamento natural entre a tinta Pinot Noir e a branca Pinot Blanc. É uma uva tinta que, no entanto, produz vinhos brancos! Isso mesmo! A curiosidade se deve ao fato de que a uva possui a casca bem fina, típica da família das Pinots, e não consegue concentrar as substâncias que dão cor ao vinho! Seu nome inclusive se deve a este detalhe. Gris é cinza em francês e Grigio é cinza em italiano.
Nasceu na região da Alsácia, França, mas foi na Itália que se tornou conhecida por produzir vinhos leves e refrescantes. Hoje é encontrada na Argentina, Estados Unidos, Brasil, Áustria e Alemanha onde é conhecida por Grauburgunder.Nossa Sugestão
O vinho 80 Regional Alentejano (Portugal) é produzido com as castas: Aragonez, Syrah e Alicante Bouschet. Um tinto seco harmonioso de cor granada intensa que acompanha carnes vermelhas bem condimentadas e queijos fortes. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 seu valor é R$ 48,00.