Metalúrgicos aprovam proposta feita pela Ford em São Bernardo
Aos demais trabalhadores será oferecido PDV (Programa de Demissão Voluntária) que pagará 83% do salário por ano trabalhado, com acréscimo de R$ 30 mil aos que têm até 10 anos de fábrica. Aos que possuem restrição médica, o valor será referente a 140% do salário por ano trabalhado, mais R$ 7,5 mil.
Como os trabalhadores tinham estabilidade até janeiro de 2018, garantida por acordo coletivo, àqueles que não aderirem ao PDV a montadora pagará cinco salários referentes ao período.
“Foi um processo muito difícil, e o resultado não atende a tudo, mas entendemos que foi o possível de construir. Com muito esforço conseguimos o retorno dos 80 trabalhadores. A empresa foi irredutível, alegando que haverá mais um corte no volume de produção em setembro”, avaliou o coordenador do Comitê Sindical na Ford, José Quixabeira de Anchieta.
Após dois meses de resultados positivos nas vagas de emprego, as oportunidades de trabalho na construção civil voltaram a cair fortemente no ABC, em junho.
NÚMEROS
Os canteiros de obras da região chegaram ao final de junho com 438 trabalhadores a menos que no mês anterior, somando 40.245 profissionais. Este total significa redução de 4.428 vagas em relação ao estoque registrado no mesmo mês do ano passado, quando as sete cidades possuíam 44.673 funcionários.
Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).
O diretor presidente da ETCSBC (Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo), Ademir Silvestre, usou o Whatsapp, ontem à noite, para convidar amigos para a entrega de mais 20 ônibus novos, hoje, às 12h, no Batistini (alameda das Paineiras com rua das Rosas).
No convite, Silvestre fez questão de destacar: “É o nosso prefeito Orlando Morando dando cumprimento ao plano de governo apresentado nas eleições de 2016”.
No dia 26, Ademir Silvestre e Orlando entregarão mais 15 ônibus, desta vez na Vila São Pedro, para atender o Silvina, Montanhão e região. “Estamos entregando os ônibus que vão atender os moradores de cada região, com 32 lugares, ar-condicionado, TV, tomada para carregar aparelhos eletrônicos, wi-fi, aplicativo”, disse o presidente.
Até o final do ano, garante Ademir Silvestre, serão entregues também mais 15 ônibus articulados à população.