Braskem alcança redução de 48% da pegada de carbono com resinas recicladas pós-consumo (PCR)
Produtos se destacaram na Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) em comparação com resinas de origem fóssil
Comprometida com a estratégia global de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2050, a Braskem realizou um estudo de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de suas resinas recicladas do portfólio I’m greenTM, de diversas composições – desde produtos da linha I’m greenTM recycled, com conteúdo reciclado em sua composição (a partir de 40%), às produzidas a partir de produtos reciclados e de origem renovável – I’m green™ bio-based & recycled.
O estudo concluiu que as resinas apresentam redução de até 48% da pegada de carbono, na comparação com aquelas fabricadas a partir de origem fóssil. Além disso, constatou que todo o portfólio de resinas recicladas pós-consumo da Braskem apresenta ganhos com reduções relevantes nas emissões de carbono, quando comparado com as resinas virgens convencionais. Entre os produtos em portfólio destaca-se a solução inovadora “Carbono Neutro”, ou seja, sem emissões de carbono quando analisado seu ciclo de produção completo.
A análise foi realizada mediante avaliação de 15 diferentes categorias de impactos ambientais ao longo do ciclo de vida desses produtos, desde a origem dos resíduos plásticos até o portão da Braskem. O objetivo foi investigar os benefícios ambientais associados às resinas recicladas pós-consumo de polipropileno (PP) e polietileno (PE). Foram avaliados 24 grades de resinas, de diversas origens e rotas, com diferentes parcelas de material reciclado em sua formulação.
“A ACV permitiu quantificar os impactos ambientais associados às resinas recicladas e comprovar os benefícios gerados por esses produtos”, afirma Beatriz Kiss, responsável por Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) na Braskem.
“Nossas soluções de resinas com conteúdo reciclado atendem as necessidades de nossos clientes diretos e indiretos, como brand owners, que têm manifestado compromissos públicos de expandir a oferta de embalagens mais sustentáveis para a sociedade. Com nosso portfólio existente e junto com nossas inúmeras iniciativas conjuntas, temos conseguido desenvolver resinas recicladas de qualidade, contribuindo com a redução de resíduos plásticos no meio ambiente e com melhor pegada de carbono”, afirma Paulo de Mattos Coelho, líder comercial na área de Economia Circular da Braskem.
Como funciona a Avaliação do Ciclo de Vida dos produtos?
A ACV é uma análise completa do ciclo de vida do produto, desde a extração de matéria-prima na natureza até o descarte. Ela é utilizada para compreender, estudar, analisar e conhecer um produto, com técnicas que permitem identificar, mensurar e gerenciar seus potenciais impactos ambientais. Com esse conhecimento, a Braskem é capaz de tomar decisões assertivas para uma atuação mais sustentável. Desde 2005, a Braskem utiliza a ACV e segue os padrões estabelecidos pelas normas ISO 14040 e 14044, conferindo confiabilidade e atendimento aos padrões globais nos mais de 150 estudos já realizados.
Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.
Braskem nas redes sociais
www.linkedin.com/company/brask
www.linkedin.com/company/brask