Politica

Editorial – Problema e solução

 É fato que onde o Estado  se mete onde não deve os resultados são sempre desastrosos. Seu papel não pode passar de gestor de recursos públicos de uso geral, canalizados para segurança, saúde, infraestrutura, ensino, desenvolvimento econômico e outros fins. 
Não é o Estado – que se confunde com governos – que gera postos de trabalho, receitas e renda: são as forças produtivas. Delas vêm os recursos – via impostos – que alimentam a administração pública para a prestação dos serviços nas áreas citadas, incluindo as terceirizações. 
Quando o Estado brinca de deus, mormente na Economia, gera desemprego e crises estruturais graves, como a atual. Quanto maior e mais pesada sua estrutura, maiores e mais pesados os problemas que acarreta. Se, além disso, ignorar que quando a Economia para, o país para, os transtornos são profundos. 
Segundo o SEBRAE, as micro e pequenas empresas são responsáveis pela renda de 70% dos trabalhadores do setor privado, gerando 54% da massa salarial de cerca de 72 milhões de brasileiros. São os motores da economia nacional, representando 27% do PIB. São a solução. Os governos são o problema. 
Houvesse um Estado enxuto, eficiente e proativo, houvesse racionalidade, inteligência e competência governamentais, tais números seriam expressivamente maiores. Mas, não há interesse nisso na casta política, sacerdotisa profana de um deus obeso e falido…
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo