“É preciso aprender com o vinho a envelhecer sem virar vinagre”
Autor Desconhecido
Curiosidade sobre a matéria-prima dos vinhos
Muito se fala sobre as curiosidades do vinho, mas hoje falamos dos detalhes significativos da uva, essa matéria-prima para a fabricação da preciosa bebida. Da família Vitaceae, a uva é o fruto da videira ou parreira. O livro Le Cordon Bleu define como cerca de dez mil tipos de uvas viníferas em todo o mundo.
Interessante que as uvas podem mudar tanto de sabor, como de cor e também de tamanho. Elas podem ser consumidas de diversas formas, seja para a produção de bebidas, passas, in natura, tortas, mousses, geleias, gelatinas e até em linhas de cosméticos.
Em nosso país a uva chegou em 1532 trazida na expedição portuguesa de Martim Afonso Pena. Quando falamos de vinicultura as uvas mais tradicionais no Brasil são: Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Pinot Noir, Moscato, Charonnay e Riesling. Atualmente a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul é a maior região produtora dessas variedades.
Nossa Sugestão
O vinho 80 Regional é produzido pela Roquevale na Região do Alentejo em Portugal com as castas Aragonez, Syrah e Alicante Bouschet em solo arenoso, de argila calcária e clima temperado. É um delicioso acompanhamento para carnes vermelhas bem condimentadas e queijos fortes. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 seu valor é R$ 48,00.