AtualidadesCidadesGeralHomePolíticaSanto André

Santo André lança documento com trabalhos acadêmicos focados no desenvolvimento do ABC

Inédito na região e parte do programa Santo André 500 Anos, material compila produções de alunos de graduação, mestres e doutores de nove universidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e São Paulo

A Prefeitura de Santo André lançará nesta sexta-feira (29), às 19h30, documento com trabalhos acadêmicos focados no desenvolvimento da região, apresentados durante o I Congresso Regional Universitário do ABC. O evento ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2021.

O documento reúne 32 trabalhos acadêmicos conduzidos por alunos de graduação, mestres e doutores de nove universidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e São Paulo. O lançamento será no auditório da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) do Centro Universitário Fundação Santo André.

“A academia tem papel essencial para a descoberta de soluções de problemas e para a busca de novas tecnologias. Nosso congresso foi realizado justamente com este propósito, mas com o diferencial de que tem os desafios de nossa região como foco”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Com pesquisas nas áreas de desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano e ambiental, desenvolvimento humano, além de gestão e inovação, os Anais do I Congresso Regional Universitário são a materialização de uma iniciativa inédita de diálogo focado na multiplicação de conhecimento entre pesquisadores e gestores públicos que pensam o ABC.

No mesmo sentido, a coordenadora do I Congresso Regional Universitário, Ana Paula Lepori, que também coordena o Santo André 500 Anos, programa que visa o planejamento de longo prazo da cidade até o ano de 2053, vê na cooperação entre a gestão pública e pesquisadores locais uma ferramenta fundamental para o avanço do ABC.

“Um planejamento estratégico precisa ser colaborativo, dispor de informações, dados, reflexões e análises, e a universidade é um agente fundamental nesse processo”, argumenta Lepori. “O I Congresso Regional Universitário trouxe pra o ‘Santo André 500 Anos’ pesquisas dentro dos quatro eixos estruturantes do programa, com um amplo espectro de reflexões e dados sobre a realidade regional”, explica a Doutora em arquitetura, que é também integrante do Comitê Acadêmico que dá suporte ao congresso.

O programa Santo André 500 anos conta com um Comitê Acadêmico com representantes de 25 instituições de ensino do ABC.

Para o membro do Comitê Acadêmico e professor da Universidade Metodista, STRONG/ESAGS e Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Sandro Renato Maskio, que avaliou trabalhos relacionados aos eixos Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Econômico, a cidade depende da geração de conhecimento acadêmico para planejar ações que se traduzam no crescimento da economia e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da população.

O processo de desenvolvimento econômico não ocorre por forças exógenas, e muito menos em curto espaço de tempo. É essencial definir um planejamento de médio e longo prazos com vistas a fomentar a atividade produtiva, os segmentos de maior capacidade de geração de valor adicionado, competitividade e melhora do ambiente de negócios. É justamente este desafio que o programa Santo André 500 Anos quer encarar”, diz o economista.

 

Aula aberta Santo André 500 Anos – Além do lançamento dos Anais do I Congresso Regional Universitário, o evento também contará com uma aula aberta para a apresentação do Santo André 500 Anos. O objetivo é divulgar e discutir a importância do programa como ferramenta de planejamento de longo prazo, bem como tornar públicos os projetos associados a ele. A entrada do evento é gratuita.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo