Novo ranking internacional põe a UFABC entre as melhores do mundo
A avaliação insere a UFABC no seleto grupo de 3,2% das melhores universidades do mundo e reforça o destaque alcançado em rankings nacionais e internacionais anteriores, elaborados por outras organizações e com critérios e metodologias diferentes. “Esse resultado positivo demonstra que a Universidade vem se destacando em rankings de forma muito consistente, mesmo no período em que vive a maior crise econômica da sua história”, afirma o reitor, Klaus Capelle.
Mas não só uma escola federal é motivo de orgulho. Em São Bernardo, a EMEB Annita Magrini Guedes, do Baeta Neves, tem sido premiada por tornar os alunos protagonistas e multiplicadores, capazes de atuar tanto na escola, como na comunidade, transformando a realidade local, com o projeto “Em busca de uma escola sustentável”. O projeto envolve cerca de 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e suas famílias.
Frequência
“A atividade objetiva valorizar o aprender por meio do ouvir e do colocar a mão na massa, tornando o aluno protagonista da aprendizagem. Assim, transformamos um espaço pouco usado para as práticas de sustentabilidade em um local atraente e educativo, tornando a escola mais atrativa aos alunos. Por meio desse projeto, aumentamos a frequência de 70% para 95%”, afirmou o diretor José David de Souza.
PRÊMIOS
A escola ganhou o 1º lugar no Prêmio de Sustentabilidade Ambiental – Uso Racional da Água, em São Bernardo, em 2015. Em 2017, ganhou a medalha do mérito ambiental pela Câmara Municipal, e o projeto foi homologado pelo Ministério do Meio Ambiente.
“Ter uma escola municipal neste chamamento mostra que estamos no caminho certo, com trabalho forte na Educação, prioridade da gestão”, afirmou o prefeito Orlando Morando.