No Jubileu de Ouro dos Jogos Abertos do Interior realizados em Santo André, em 1985, o handebol participou como evento teste. A equipe de Santo André foi campeã naquele ano, porém essa modalidade ainda não constava no programa oficial dos jogos .
A partir de 1987, o handebol tornou-se oficial e como Santo André era considerada a capital do esporte ,o diretor de esportes da cidade da época pediu para que eu montasse uma equipe. Os jogadores precisavam ter até 16 anos ,que foi a regra estabelecida para se incluir no calendário oficial . Desde então o esporte teve um crescimento muito grande, levando o Brasil a ser a equipe campeã no Mundial Feminino em 2013. Foi com isso e por isso que muitos atletas fizeram e ainda fazem intercâmbio em outros países.
No último domingo fui assistir um jogo no Ginásio Noêmia Assumpção em Santo André , a final da Copa Genesis Master de Handebol . A equipe campeã foi Pedreiros Handebol Master, que reúne atletas com idades acima de 35 anos e alguns deles, inclusive, estão desde a formação da equipe de Santo André nos anos 90 .
Minha alegria foi ver meus ex-atletas até hoje se dedicando a esse esporte. NA CHEGADA ao ginásio encontrei com o Emerson, que era o goleiro daquela época e hoje está na equipe Brasileira Master. No abraço que ele me deu e nas palavras que trocamos senti entusiasmo e gratidão pelo o que o esporte trouxe para sua formação física e emocional, Isso me deu a certeza que valeu a pena ter me dedicado a plantar essa semente naqueles “garotos e garotas” .
OSMAR AKIRA ENOMOTO