Aumentar a produtividade é muito saudável para a empresa e seu lucro, o que torna esse entendimento de associar produtividade ao lucro ser extremamente poderoso e relevante em todos os ramos de atividades.
Uma das colunas de sustentação da competitividade e do crescimento de sua empresa é o aumento na produtividade, o que nos leva a refletir sobre o pleno entendimento do seu correto significado. Devemos conhecê-la bem, de forma a empreendermos ações inovadoras capazes de aumentá-la continuamente, a cada momento e em todos os processos empresariais.
Aumentar a produtividade em uma estrutura existente na empresa significa ser capaz de produzir quantidades maiores para venda; ao mesmo tempo realizar gastos menores em recursos materiais, mão de obra, máquinas, equipamentos, instalações e serviços. Dessa forma, o aumento na produtividade é resultado da implantação de soluções inovadoras, incrementais ou disruptivas!
É bastante comum encontrarmos empresas cujo planejamento estratégico anual não contempla ou contempla de forma inadequada o aumento na produtividade. Assim, o sucesso de um bom Programa de Aumento na Produtividade se inicia quando há consciência de seu grande poder estratégico! Essa consciência alimenta o real desejo de melhorar o cenário atual da empresa, com mudanças gradativas em direção à novas formas de produzir, aplicando métodos inovadores e adequados para a melhoria no desempenho das pessoas e dos processos.
Para que as melhorias e os avanços aconteçam, não basta somente querer melhorar, é preciso ter o apoio adequado e competente, interno e/ou externo! Nesse momento considere a Keystone como sua parceira, pois “…nada está tão bom que não possa ser melhorado!”
Autor Eugen Erich Piekny
erich@keystoneconsultoria.com.br